A Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, implantou no inicio deste ano letivo (08/02), um projeto educacional que visa assumir as especialidades da Educação Infantil, priorizando a busca pela qualidade desejada. O Projeto "Fazer Em Cantos", tem por objetivo repensar a concepção de criança e de educação infantil, a organização dos espaços das unidades escolares e as práticas pedagógicas atreladas à teoria. Essas ações estão previstas no Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, em acordo com o Plano de Governo "Araçatuba Para Todos", do prefeito Cido Sério. A implementação do projeto começou por três escolas: a EMEB Joanita Galvão Sampaio, a EMEB Maria Aparecida Pimentel Ferraz e a EMEB Profª Mariana Guedes Tibagy, que contam com o empenho e participação de toda equipe escolar.
CANTO DO FAZ DE CONTA-EMEB JOANITA GALVÃO SAMPAIO Segundo a Chefe de Serviço de Apoio Pedagógico, Priscila Sales Rodrigues, o objetivo principal do Projeto é criar condiçoes para o desenvolvimento ontegral de todas as crianças, em seus aspectos físico, piscológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. "Faz-se necessário considerar a criança como um ser competente e produtor de cultura, é interessante destacar a importância que foi dada à organização dos espaços, tornando-se mais adequados às necessidades das crianças, os cantos de aprendizagem foram organizados de maneira planejada pelos professores, possibilitando diversas oportunidades de aprendizagem", explica.
MÓBILES CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS-EMEB MARIA APARECIDA PIMENTEL FERRAZ
Esses cantos estão organizados com diversos materiais, sendo alguns deles: mobiles e cortinas confeccionadas pelas crianças, espelhos, painéis na altura dos alunos, fotos das atividades, camarim, blocos de construção, livros e brinquedos apropriados à faixa etária das crianças, além de objetos de vida prática, oportunizando o jogo simbólico e a linguagem do faz de conta.
CANTO DA LEITURA-EMEB PROFª MARIANA GUEDES TIBAGYTodo processo vivenciado será divulgado para as demais profissionais de Educação Infantil, com a finalidade de implantar em outras unidades escolares que demonstrarem interesse em aderir a este projeto, porém é de interesse da Secretaria de Educação que, no decorrer do tempo, todas as unidades escolares de Educação Infantil tenham a possibilidade de implantá-lo efetivamente.
0 comentários:
Postar um comentário