Em época de festa junina, as escolas da Rede Municipal de Ensino preparam as tradicionais festividades englobando novos elementos, visando ampliar o conhecimento dos alunos por meio de atividades ligadas a temas da atualidade. Algumas Emebs (Escola Municipal de Educação Básica) estão trabalhando como tema do arraial a Copa do Mundo 2010, montando grupos de estudo para pesquisar a cultura de cada país que participa do mundial e trazendo as particularidades de cada nação para a festa caipira brasileira. Na Emeb Professor Joaquim Dibo, no bairro Jardim Paraíso, não foi diferente. A escola trouxe um tema atual para sua festa junina, que aconteceu neste sábado (26), mas com um diferencial. O arraial foi ecologicamente correto.
A 1ª Festa Junina Ecológica teve como objetivo agregar conhecimento deste importante tema às já celebradas quadrilhas, comidas típicas e brincadeiras dos meses de junho e julho, mantendo a temática caipira, mas tratando-a pelo viés da preservação ambiental. As barraquinhas mostravam informações sobre sustentabilidade, práticas de preservação ambiental e também coleta seletiva. Na barraca do tiro ao alvo os “bão de mira” tiveram que acertar apenas materiais que são recicláveis. Na pescaria, ao invés de peixes os “pescadô” tinham a tarefa de retirar lixo do rio. Nesta aí, fisgar bota, lata e objetos não era coisa de pé-frio, mas sim de um caipira atualizado e consciente.
As apresentações dos alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental foram marcadas por leituras de trechos da Carta da Terra e da Carta da Água, duas declarações de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Para o lanche foram disponibilizadas 550 canecas de acrílico a um baixo preço, que as pessoas puderam adquirir para utilizar na festa, evitando a utilização de copos plásticos, e depois levar para casa.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
EMEB JOAQUIM DIBO FAZ FESTA JUNINA ECOLÓGICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário