Os alunos da Escola Municipal Maria Adelaide Cardoso realizaram na última semana uma apresentação de final de ano com músicas dos anos 60 traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é utilizada por surdos. A apresentação de dança e música feita em Libras foi realizada pelos alunos da 3ª série em homenagem à turma da 4ª série, que está se despedindo da escola.
O aluno Carlos Yan é surdo e está na 3ª série. Ele estuda na classe do ensino regular com a professora Maria Andréia e é atendido pela professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Márcia Helena.
A orientadora pedagógica de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Laudinete Néry, destaca que um dos aspectos importantes na Língua de Sinais é que ela pode alcançar as mais variadas formas de comunicação, apresentando formalidades e informalidades, inclusive expressando sentimentos através da música. Ela acrescenta que no próximo ano será colocado em prática o projeto Grupo de estudos para professores interessados com conteúdos de Ensino de Libras através da música para alunos surdos.
INCLUSÃO
A Secretaria Municipal de Educação (SME) investe em projetos que combatem a desigualdade social. Em 2010 foi promovido o curso de libras voltado aos funcionários públicos. O curso teve como objetivo garantir acessibilidade às pessoas com surdez, para que no momento em que eles cheguem a um desses órgãos possam ser atendidas por pessoas capacitadas na língua de sinais. Todo o material utilizado no curso foi fornecido pelo Governo Municipal Cido Sério e Carlos.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
ESCOLA COMEMORA FIM DE ANO EM LIBRAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Parabéns pelo trabalho. Felicidades!
Postar um comentário