segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Projeto 'Fazer em Cantos' renova a Educação Infantil

Buscando tornar mais atrativo o ambiente das escolas de educação infantil e atendendo às necessidades de aprendizado das crianças, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem posto em prática o projeto “Fazer em Cantos”.



A idealizadora do projeto e Chefe de Divisão da Educação Infantil, Priscila Sales Rodrigues, explica que este projeto é baseado na Creche Carochinha da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, que é referencia na educação infantil.



A proposta é organizar a sala de aula em cantos de aprendizagem, que é onde a criança recebe uma atenção individual e desenvolve sua curiosidade, imaginação, capacidade de expressão e identidade cultural.

LOCAIS
Nas escolas municipais de Araçatuba o projeto vem sendo realizado desde fevereiro de 2010. Atualmente as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Alice Couto de Moraes, Enoy Chaves, Cláudio Evangelista, Maria Aparecida Pimentel Ferraz, Joanita Galvão Sampaio, Deodato Isique, Mariana Guedes Tibagy, Suzana Echelon Ortiz, Ermelinda Geralda, Maria Helena de Freitas Carli e Ana Maria Néri Landre implantaram o projeto em sala de aula.



Segundo Priscila Sales, o “Fazer em Cantos” pretender se estender para todas as escolas municipais.

DETALHES
Cada sala de aula trás diferentes ambientes que corresponde à fase atual das crianças. É estipulado um período para usufruir cerca de 30 a 50 minutos por dia, dentro disso são inseridas rodas de leitura e outras atividades.



Além dos cantos de aprendizagem, a proposta pede uma reunião entre os professores e coordenadores para discutirem e analisarem o resultado.

MASCOTE
Uma das ferramentas é o “Projeto Mascote”. Ela consiste na realização de uma votação para ser escolhido o animal que será símbolo do grupo. Neste período, as crianças passam a ter referências sobre o habitat natural e a alimentação dos animais.



Na segunda fase, é feito um boneco do mascote escolhido. Os alunos participaam de todas as etapas de confecção: recorte do tecido, caracterização e até no enchimento dos bonecos.

Após a apresentação do resultado final, as crianças se revezarão e cada semana um levará o mascote para casa. Os familiares farão um relato por escrito da experiência, aproximando a família do cotidiano escolar.

APOIO
A Secretaria Municipal de Educação fornece todo o material de estudo aos funcionários para que haja um envolvimento maior com as crianças.




“O projeto contempla além de uma mudança no espaço físico. Introduz uma nova abordagem na concepção de educação infantil. Isso contribui e reflete nas práticas pedagógicas dos professores”, afirma Priscila Sales.

0 comentários: