Na última quarta-feira (06) aconteceu o encerramento do grupo de formação continuada “Ação-reflexão-ação: da criança ao aluno”, iniciado no mês de maio. O objetivo foi dar maior integração dos níveis de ensino durantes suas transições. Ao final da formação, uma pesquisa apresentou resultados positivos na execução dos trabalhos das professoras dentro de sala de aula.
O curso foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ele foi ministrado pelas equipes de Orientação Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O curso beneficiou cerca de 150 professoras da rede de ensino fazendo uso de atividades que uniram a teoria com a prática.
“Foram usados exemplos de atividades práticas com as professoras, sugestões de atividades e o que é apropriado ou não para o ensino da criança”, explicou Raquel Silazaki, que é Chefe de Divisão de Orientação Pedagógica do Ensino Fundamental.
As atividades realizadas durante o curso visaram a troca experiências entre as professoras instruindo sobre a organização e planejamento das sequências de aprendizagem dos alunos.
AVALIAÇÃO
Numa avaliação realizada com as professoras foi constatado que as atividades e aprendizados auxiliaram no dia a dia em sala de aula, ajudando os professores a identificar o que a criança já aprendeu, dando sequencia na evolução didática apresentando o que ainda precisam avançar no aprendizado.
Essas atitudes facilitam essa passagem de níveis que exige uma postura diferenciada do professor para amenizar possíveis problemas para os alunos durante essa transição.
“Por trabalhar com questões do dia a dia do professor, contribuindo com seu trabalho dentro da sala de aula, o curso teve uma boa aceitação. As professoras gostaram muito”, finalizou Raquel.
0 comentários:
Postar um comentário