quarta-feira, 13 de outubro de 2010

EMEB REALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE TARSILA DO AMARAL

Alunos da Escola Municipal Norma Gazoni Martins, no Bairro Icaraí realizaram na última sexta-feira (8) uma exposição em homenagem à pintora Tarsila do Amaral. Sob coordenação das professoras e da diretora Clélia Cristina Ingrati Baggio, os alunos demonstraram as percepções sobre as obras da artista. Entre os destaques estavam “Morro da Favela”, “Antropofagia”, “A Cuca”, “O Ovo (urutu)”, “A Lua” “Operários”, “Vendedor de frutas”. Os trabalhos expostos foram desenvolvidos por alunos desde o berçário até à Etapa II.


Através desse trabalho eles conheceram um pouco sobre a vida e obras de Tarsila do Amaral. As crianças desenvolveram releituras, construíram uma maquete inspirada no quadro “Morro da Favela” e produziram cartazes com colagens e pinturas. A diretora da EMEB diz que esse trabalho começou a ser desenvolvido em agosto. “Os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com as obras de uma artista tão renomada. E eles adoraram”.




A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira ficou encantada com a exposição e elogiou muito a iniciativa. “Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras do Brasil e eu acho importante que as professoras trabalhem esse tema com as crianças, pois é preciso incentivar a arte”, enfatizou.



Tarsila

Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920. Integrou-se ao movimento modernista, com especial interesse na questão da brasilidade. Formou, com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade o chamado Grupo dos Cinco. Uma das obras mais famosas de Tarsila é “Abaporu”, tela que pintou em 1928 e que inspiraria o movimento antropofágico, importante acontecimento cultural da década de 1930, vinculado à Semana de Arte Moderna de São Paulo e encabeçado por Oswald de Andrade, com quem se casou.

0 comentários: