Internos do Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba têm novas oportunidades de reorganizar suas vidas, por intermédio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Através dos estudos, eles terão a chance de recomeçar suas vidas, após a saída da unidade.
Através da EJA os alunos aprendem a ler e a escrever e, a partir desse processo podem acompanhar o noticiário da região e do mundo em jornais e revistas. Na última semana de setembro, os alunos realizaram pesquisa em publicações para estimular o gosto pela leitura e levar o aluno à compreensão da mensagem. Com essa atividade pedagógica eles assimilaram conhecimentos sobre gramática.
Pensando em enriquecer o aprendizado, a professora Maria Fortunata da Silva Negrão realizou com os alunos dos termos I e II atividades de pesquisa e leitura de manchetes. Entre os assuntos abordados estava o longo período de estiagem que atingiu a nossa região e a previsão do tempo. Em um segundo momento, os alunos estudaram o caderno de classificados e, para finalizar os estudos, os alunos elaboraram um anúncio de jornal, com tema livre.
A orientadora pedagógica da EJA Rita de Cássia Minari Gonçalves explicou a importância de utilizar notícias como forma de alfabetização. “Esse tipo de atividade proporciona aos alunos o interesse pela leitura de jornal como um meio de se manterem informados sobre os fatos que acontecem em nossa região e também em nossa cidade”, comentou Rita.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
ALUNOS DO CR ENCONTRAM NA EJA UMA MANEIRA DE RECOMEÇAR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário