quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Piscina complementa trabalho pedagógico em escola municipal

A aula mal havia começado e as crianças já exibiam sorrisos no pátio da Escola Municipal Leonísia de Castro. Perguntada sobre qual o motivo de tanta alegria, a aluna Isabela Pepis, do 1º ano, foi logo avisando: “estou feliz porque hoje é dia de piscina. Eu ainda não sei nadar direito, mas adoro brincar com os meus amigos na água”. As aulas acontecem semanalmente nos dias quentes e fazem parte da disciplina de Educação Física. Segundo os funcionários, o contato com a água tranquiliza as crianças e as atividades possuem enfoque educativo.


Se o aspecto pedagógico está garantido, os benefícios do ponto de vista do incentivo a uma vida saudável também estão. Durante as aulas na piscina há muito mais do que simples brincadeiras. São feitos alongamento, aquecimento e uma série de exercícios benéficos à saúde. O ambiente aquático permite trabalhar equilíbrio, força, lateralidade, respiração e sociabilidade das crianças.



Outro fator importante é a segurança, pois elas aprendem a conhecer seus limites e isso é importante numa cidade como Araçatuba, rodeada de rios e lagos. “As crianças adoram a piscina. No começo, muitas tinham medo da água, mas agora elas já se sentem seguras para entrar”, diz o professor. Elas adoram a piscina e esperam ansiosas. “O momento que eu mais gosto é quando venho para cá. É muito divertido. Eu e meus amigos inventamos várias brincadeiras”, conta a aluna Mariana Simão. A diretora da EMEB, Maria Cristina Nunes, também aprova as atividades. “Essa piscina está aqui desde a inauguração do Leonísia, há 50 anos. Eu acredito que esse é um dos maiores atrativos da nossa escola”, finaliza.

1 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza a piscina é um grande recurso pedagogico...
Entaõ, porque nao ampliar este recurso as demais escolas municipais???? Seria uma grande conquista!!!!