quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEM SALA ESPECIAL

O Sistema Educacional Brasileiro sofreu grandes mudanças nos últimos anos com a implantação da Educação Inclusiva, onde todas as crianças têm direito de permanência nas salas de aula, independente de suas dificuldades e deficiências.

A partir de 2008, o Governo Municipal regulamentou a Educação Inclusiva nas escolas municipais e todas passaram a receber recursos e materiais específicos para a instalação da Sala de Recurso Multifuncional. A intenção é prestar Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência como forma de complementar a formação e proporcionar mais autonomia e independência dentro e fora da escola. A Escola Municipal José Machado Neto, no bairro São José, foi a primeira a implantar o atendimento especial na cidade.

Esse atendimento especializado é feito por professores capacitados em Educação Especial, que fazem um curso em turno inverso ao ensino regular, de duas a três vezes por semana. As salas de aula fornecem equipamentos de tecnologia assistida, computadores, softwares educativos e adaptados, jogos pedagógicos, materiais de consumo adaptados como lupa de régua, lupa, caderno de pauta ampliada para baixa visão, histórias em CDs de Libras, enfim, para cada deficiência o professor busca fazer as adaptações necessárias e adequadas. Têm direito a frequentar e receber atendimento especializado nas salas de recursos todos os alunos que apresentam deficiência visual, baixa visão, deficiência intelectual, surdez, deficiência física e transtornos globais do desenvolvimento, o autismo. Em Araçatuba, 422 alunos são beneficiados pelo AEE.

As professoras que trabalham com o AEE ainda oferecem orientação aos pais e professores, além de reservarem um horário para ensinar Libras na sala de aula e na comunidade da Escola. O atendimento não visa a alfabetização e sim o preparo dessa criança, estimulando a socialização para que a criança se desenvolva melhor na sala de aula e na comunidade. A sala de recurso, além de beneficiar os alunos, também atende a comunidade escolar, especificamente pais e profissionais que lidam com o aluno deficiente.

A orientadora pedagógica da Educação Especial Laudinete Nery explica que esse trabalho é muito gratificante. “Não é uma tarefa fácil porque nem todos entendem inclusão como um fato e impõem barreiras muitas vezes até inexistentes, mas é muito gratificante ver o aluno sorrindo, participando com os colegas das atividades que antes não podia ter acesso. É prazeroso ver os alunos que apresentam surdez se comunicando em Libras quando antes eram forçados a se comunicar oralmente”, disse.

CURSO DE LIBRAS

O Governo Municipal também oferece o Curso de Libras para os interessados em efetivar sua comunicação com as pessoas com surdez. “Estamos formando turmas do Curso da Língua Brasileira de Sinais, porque entendemos que a pessoa com surdez tem o direito à acessibilidade na comunicação e percebemos que muitas vezes elas chegam a um estabelecimento, a uma escola, e são tratados muitas vezes com indiferença porque não há conhecimento da Língua de sinais, Língua natural das pessoas com surdez”, explicou a secretária municipal de educação Beatriz Soares Nogueira.

A Secretaria Municipal de Educação ainda realiza anualmente o Seminário Municipal do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que é destinado a professores, coordenadores e gestores da rede municipal e da região.

EMEB COMEMORA ANIVERSÁRIOS DO MÊS

Desde o início do ano letivo, em fevereiro, a EMEB Roseli de Oliveira, no bairro Jardim Etemp está desenvolvendo o Projeto Aniversariantes do Mês, que consiste em uma festa para comemorar os aniversários de alunos, professores e funcionários. A ideia surgiu em 2009, quando a diretora Rosa Hissami Makinodan Kimura percebeu que muitas crianças não tinham festa de aniversário. A ação beneficia alunos do Berçário, Maternal I, Maternal II, Etapa I e Etapa II.


A festa é preparada como todo carinho pelas professoras, funcionárias, diretora e educadora adjunta infantil, que é conhecida pelas crianças como tia Bia. O aniversário começou logo depois do almoço, com as crianças realizando apresentações de dança e música para homenagear os aniversariantes. Foram interpretadas as músicas “Sopa do neném” e “Arco-íris”, da Xuxa, relacionadas ao trabalho desenvolvido no semestre.


Para a professora Márcia Aparecida de Oliveira, o projeto foi muito bem aceito por pais e alunos, as crianças adoram e esperam ansiosas pelo dia da festa. “Esse projeto tem por objetivo valorizar a criança, além de promover a socialização e o respeito pelas outras turmas. A autoestima das crianças aumentou consideravelmente”, explicou.


Na ocasião, a chefe de divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME) Priscila Salles Rodrigues também comemorou o aniversário com os alunos. A orientadora pedagógica da SME Roberta Caetano esteve presente prestigiando as crianças. No final das apresentações, os alunos comeram bolo, beberam refrigerante e os aniversariantes levaram para casa, como lembrança, uma bexiga personalizada.


“O Governo Municipal trabalha para garantir uma vida digna aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Por isso, nós apoiamos projetos como esse, pois valoriza o que nós temos de mais importante e especial, que são as nossas crianças”, finalizou a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS: ESCOLAS REALIZAM PROGRAMAÇÃO

O Governo Municipal de Araçatuba promove durante três semanas uma ampla programação alusiva ao Dia das Crianças, nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A intenção é comemorar a data junto com os alunos, por meio de atividades culturais e de lazer.


Nesta segunda-feira (27) nem a chuva atrapalhou a festa dos alunos da EMEB Euza Neuza Marcondes Lários, no Bairro Hilda Mandarino. Os alunos se divertiram com o tobogã inflável, com a cama elástica e ainda comeram algodão doce. A programação nas 60 escolas municipais se estenderá até o dia 20 de outubro. Dentre as atividades, passeios, festas e brincadeiras estão no cronograma.


Segundo a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira, é importante comemorar o Dia das Crianças realizando atividades que façam com que os alunos se divirtam e aprendam. “As escolas possuem um cronograma de atividades que acontecerão durante o mês de outubro, valorizando as crianças e promovendo a integração entre os alunos”, declarou.

ESCOLA MUNICIPAL REALIZA RECICLAGEM

Conscientizar os estudantes sobre a necessidade da reciclagem do lixo é uma iniciativa de grande importância nos dias de hoje. A produção e a destinação correta do lixo são assuntos que exigem cada vez mais atenção das autoridades em todo o planeta. A fim de trabalhar o tema, enfocando principalmente a reciclagem do papel junto aos alunos, a Escola Municipal Neyde Simão da Mata, localizada no Bairro Claudionor Cinti está desenvolvendo o projeto Reciclagem de Papel.


De modo geral, essa oficina tem por objetivo transmitir aos alunos a técnica da reciclagem de papel, favorecendo reflexões e discussões sobre temas de educação ambiental. E, a partir daí, mostrar as vivências possíveis no cotidiano das crianças, bem como a utilização do papel reciclado e outros materiais reutilizáveis no processo artístico e criativo.


A coordenadora pedagógica Kelle Cristine da Silva Oliveira explica que o projeto faz parte da conscientização que deve ser estimulada nos alunos desde cedo. “Nosso objetivo, ao reciclar o jornal, é mostrar aos alunos que o papel que iria pro lixo pode ser reciclado e reaproveitado em outras atividades”, disse Kelle. O processo de reciclagem começa com os alunos do maternal, que cortam o papel em pedacinhos, para que os alunos da Etapa II B, da professora Maria Shelma Souza L. Smadeski possam terminar a atividade.

Outras atividades
A professora da Etapa II A Milena Souza Paloma Quiroz Cavassana trabalhou com os alunos a confecção de maquetes de coleta seletiva de lixo, onde os alunos utilizaram rolos de papel higiênico para a montagem. Cada rolo de papel representou uma lixeira de coleta seletiva, com as cores específicas: azul para papel, amarelo para metal, verde para vidros e vermelho para plásticos.

Ela explica que a ideia da maquete deu muito certo. “Trabalhar com a maquete foi muito bom, pois os alunos entenderam que é importante reciclar o lixo e que alguns materiais podem ser transformados em brinquedos”.

PALESTRAS EDUCATIVAS NA SEMANA DO TRÂNSITO

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que este ano levantou a discussão sobre a importância do cinto de segurança e o uso das cadeirinhas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) organizou palestras em quatro escolas municipais. As secretarias municipais de Segurança, Educação, Cultura e Comunicação Social participaram da ação de conscientização, que também visa conquistar multiplicadores das informações dentre as crianças.

Alunos das escolas Anna dos Santos Barros, Professora Egles Gabas de Carvalho, Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei e Professor Antônio Rodrigues Neto receberam as orientações sobre trânsito, nos dias 22 e 24. Nas palestras foram enfocados direitos e deveres do cidadão, regras e procedimentos no trânsito. Em seguida, eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.

Na manhã de sexta-feira (24), a guarda municipal Elaine Cristina Gonçalves Rodrigues palestrou para os alunos da EMEB Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei. Ela falou sobre as regras básicas de trânsito e a prevenção de acidentes, enfocando os usos corretos das cadeirinhas e do cinto de segurança. “Nosso objetivo é que eles sejam multiplicadores, levando as informações para casa e cobrando dos pais atitudes corretas”, explicou.

A GM Samara Eliza Keiel Bueno desenvolveu a abordagem na EMEB Antônio Rodrigues Neto, no Bairro Clóvis Picoloto, também na sexta-feira. Ela e Elaine Cristina são as responsáveis pela elaboração e execução das palestras, que foram realizadas no dia 22 nas escolas Anna dos Santos de Barros, no Jardim Pinheiros e Egles Gabas de Carvalho, no Bairro Vista Verde. Quase 800 alunos do primeiro ano à quarta série, com idades entre seis e dez anos participaram.

A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira acredita que essas palestras são fundamentais para que os alunos cresçam conscientes e se tornem motoristas responsáveis. “Quando a criança conhece as regras básicas de trânsito, com certeza chamará a atenção do motorista caso ele cometa alguma infração”.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana Paulo Arcanjo da Cruz, “o evento foi bem desenvolvido e os resultados são satisfatórios, porque as crianças assimilam as informações com facilidade e demonstraram interesse no assunto. Essa foi uma ação de relativa abrangência, mas já estamos pensando em outras campanhas educativas pontuais. O Governo Municipal tem esse compromisso com educação no trânsito”.

COMEÇAM ATIVIDADES DO DIA DAS CRIANÇAS

Em comemoração ao Dia das Crianças, que acontece no dia 12 de outubro, as escolas da rede municipal de ensino estão preparando várias atividades diferenciadas, incluindo brincadeiras, práticas esportivas, passeios culturais, jogos entre outras atividades. O objetivo não é apenas comemorar a data, mas principalmente envolver os alunos em ações extracurriculares.


O Governo Municipal de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, proporcionará aos 14.000 alunos da rede a partir de sexta-feira(24), um dia especial, pois até o dia 20 de outubro as 63 EMEBs de Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo as escolas do assentamento, estarão recebendo brinquedos infláveis, cama-elástica, piscina de bolinha e algodão doce. As crianças pequenas também serão beneficiadas, pois será montado aos alunos do berçários e domaternal a área baby, que são brinquedos apropriados para essa faixa etária. O espaço conta com cavalinhos infláveis, gangorra e escorregador, entre outros brinquedos.


A secretária municipal de educação Beatriz Soares Nogueira, acredita que a infância é umas das melhores fases da vida. “Ser criança é melhor coisa do mundo, e nós trabalhamos para garantir um futuro melhor aos nossos alunos. Brincadeiras são fundamentais para essa fase, por isso todos os anos o Governo Municipal oferece brinquedos na semana da criança, por acreditar que criança precisa brincar para se desenvolver”, disse.


CRONOGRAMA DA SEMANA DA CRIANÇA

24/09-SEXTA – FEIRA
Anna dos Santos Barros,
Maria Helena de Freitas Carli
Sônia Maria Corrêa
Sérgio Esgalha

27/09-SEGUNDA – FEIRA
Euza Neuza Marcondes Lários
CEMFICA SOLAR
Esther Gazoni
Mariana Guedes Tibagy

28/09-TERÇA – FEIRA
Mário de Moura
Fausto Perri
Mariana Zanqueta Venturolli
Elza Vieira de Brito Zonetti
Enoy Chaves da Costa Leoni
Cláudio Evangelista

29/09-QUARTA – FEIRA
Maria Adelaide Camargo Cardoso
Francisca Arruda Fernandes
Julieta Arruda Campos,
Deodato Isique,
Ermelinda Geralda S. Soga
Faustina Maximino do Amaral
Apparecida Garcia Carvalho Rico

04/10-SEGUNDA – FEIRA
Darcy Fontanelli
José Machado Neto,
Silene Maria Barreto
Luiz Aparecido Bertolucci
Lucilene do Nascimento,
Joanita Galvão Sampaio
CAIC Ramona Coelho

05/10-TERÇA – FEIRA
Leonísia de Castro,
Índio Poti ,
Leão Nogueira
José Machado Neto
Lauro Bittencourt
Norma Gazoni
Íbis Pereira Paiva

06/10 - QUARTA – FEIRA
Leda Aparecida Lima Martins
Hélia Pinholi Mungo
Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei
Antonio Rodrigues Martins Neto Ana Maria Néri Landre
Neyde Simão da Mata (198)
Jacinto Guilherme de Moura

13/10-QUARTA – FEIRA
Selma Maria Trevelin de Jesus
Joaquim Dibo
Carmélia Mello Fonseca
Floriano Camargo de Arruda Brasil
Cristiano Olsen
Alice Couto de Moraes
Camila Tomashisnky

14/10-QUINTA – FEIRA
Assentamento Hugo Silveira Herédia
Assentamento Chico Mendes
Fernando Gomes de Castro

18/10 - SEGUNDA – FEIRA
CEMFICA TV,
Egles Gabas de Carvalho,
Henny Ferraz Homem,
Mariazinha S O Miloch,
Joaquim Fernandes,
Maria Aparecida Pimentel Ferraz

19/10 -TERÇA - FEIRA
Maria de Freitas Souza ,
José Herculano de Araújo Ordine,
Helen Margot de Assis ,
Roseli de Oliveira ,
Suzana Echelon Ortiz

20/10 - SEGUNDA – FEIRA
CEMFICA CSU

OLIMPÍADA DA EDUCAÇÃO PREMIA 26 ALUNOS

O período da tarde de quinta-feira (23) foi muito especial para 26 alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental de Araçatuba. Afinal, não é todo dia que estudantes são premiados em uma olimpíada que não exige esforço físico, mas que aprofunda conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. A olimpíada teve como público alunos da 4ª série, em que o desafio foi escrever poesias com o tema “O lugar onde eu vivo”.


Os alunos surpreenderam, pois muitos falaram com orgulho do bairro onde moram e descreveram Araçatuba como uma cidade maravilhosa para se viver. Dentre os assuntos citados nas poesias, eles destacaram o Rio Tietê, a produção da cana, a exposição agropecuária e o título de “Terra do Boi Gordo”, devido à força da pecuária na cidade. Os vencedores receberam a premiação no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge e os professores também foram homenageados.


O objetivo da premiação foi prestigiar o trabalho realizado nas escolas municipais durante os últimos meses, explica o coordenador da olimpíada Antônio Luceni. “Nós gostaríamos de homenagear as crianças pelo belíssimo trabalho, as professoras pelo apoio que deram aos alunos e as diretoras e coordenadoras por confiarem no nosso trabalho e apoiarem a ideia. Araçatuba foi uma das poucas cidades que aderiu em cem por cento. A nossa cidade foi citada como exemplo, o que nos enche de orgulho”, diz o professor.


A Olimpíada de Língua Portuguesa acontece em quatro fases (escolar, municipal, estadual e regional). Na fase nacional, 120 textos de todo o Brasil concorrerão. Em Araçatuba, quatro alunas foram classificadas para a fase estadual: Juliana Gonçalves Coluce, da EMEB Professor Lauro Bittencourt; Jéssica Gabriela da Rocha Vicente, da EMEB Fernando Gomes de Castro; Nikole dos Santos Garcia, da EMEB Professor Joaquim Dibo; e Paula Emanuelle Paixão Ferrarri, da EMEB Floriano Camargo Brasil.


“Nós precisamos comemorar, pois nossas crianças estão provando que são capazes. Nosso próximo passo é chegar à etapa nacional e nós acreditamos em nossos alunos”, afirma a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira, que representou o prefeito Cido Sério. Além dela, estiveram presentes a secretária municipal de Esporte, Lazer e Recreação Cláudia Crepaldi; a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação Patrícia Cardoso; a diretora do Departamento de Educação Municipal Ana Cláudia Vasconcellos; a diretora Ana Cláudia Marangon Donatoni, representando as diretoras da Rede Municipal; a coordenadora Marisa Matos, representante das coordenadoras; e a aluna Paula Emanuelle Paixão Ferrari, que representou os alunos participantes.

Começa segunda etapa de conferência infantil do meio ambiente


Teve início na última quinta-feira (23) a segunda etapa da Pré-Conferência Infantil para Meio Ambiente da Secretaria de Educação, realizada nas escolas municipais de Araçatuba. Dentre elas, 13 foram preparadas como pontos de apoio para receber o evento em nível de Área de Planejamento Participativo (APP). São elas: Leonísia de Castro, Euza Neuza Marcondes Lários, Leão Nogueira, Selma Trevelin de Jesus, Professor José Machado Neto, Professor Joaquim Dibo, Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, Professor Lauro Bittencourt, Maria de Freitas Souza, Professora Carmélia Mello Fonseca, Professor Darcy Fontanelli e Fausto Perri.



O evento aconteceu em nível local, durante o mês de agosto, quando cada escola de Ensino Fundamental realizou o seu. Os alunos abordaram os eixos “Os cuidados na nossa escola”, “Os cuidados no nosso bairro” e “Uma vida melhor para todos”. Em cada um deles as crianças destacaram 15 itens que precisam ser melhorados no bairro e elegeram os alunos que representarão a EMEB nas próximas etapas, chamados de “delegados”. Na quinta-feira, algumas escolas de APP receberam alunos de outras EMEBs para discutirem as propostas e elencarem as 15 melhores, organizadas em nível de prioridade. Elas serão levadas à Conferência Municipal, que está prevista para a primeira semana de novembro. O local ainda não foi definido.



A EMEB Leonísia de Castro contou com a presença do prefeito Cido Sério, que foi prestigiar os alunos. A primeira apresentação foi do coral formado pelas crianças da Creche Santa Clara, que cantaram três músicas e emocionaram pais, professores e convidados. Outras apresentações que abordaram os três eixos também foram feitas, como o rap da limpeza, pelos alunos do 1º ano B.


O prefeito Cido Sério ficou encantado com as performances e parabenizou os alunos e toda equipe da escola. “Nós temos muito que aprender com essas crianças. Essa iniciativa de realizar a conferência é muito bacana, pois as crianças precisam aprender sobre a importância de preservar o planeta, lembrando que o planeta começa na nossa casa, na nossa escola, no nosso bairro. Eu quero parabenizar todos pelas apresentações, que foram lindas, e dizer que através de atividades como essa, explorando o lúdico e as brincadeiras é que nós aprendemos”.

EDUCAÇÃO OFERECE FORMAÇÃO AOS ESTAGIÁRIOS

Teve início na manhã do dia 22 a Formação Continuada dos Estagiários das Oficinas de Escolas em Tempo Integral (ETI). O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sest/Senat. Participam 45 estagiários das escolas municipais Cristiano Olsen, Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, Antônio Rodrigues Neto e Professor Joaquim Dibo. O tema proposto é “Brincar para transformar” e tem por objetivo mostrar a importância das brincadeiras para a formação das crianças.

Oficina de culinária, aprenderam fazer bolo de chocolate e mousse de maracujá

A formação terminou na quinta-feira (23). Além de assistirem palestras e participarem de dinâmicas com enfoque nas brincadeiras, os estagiários foram divididos em três grupos: cada um participa de uma oficina por dia. Entre elas estão: culinária, recreação e sobre trânsito. Para o diretor do Sest/Senat Pedro Neves, o programa “Brincar para transformar” tem a função de transformar as pessoas através das brincadeiras. “Nosso objetivo é transformá-los de forma que se tornem multiplicadores em suas escolas”, disse o diretor.

Oficina de recreação, os estagiários aprenderam algumas dinâmicas

Para o diretor do Departamento de Educação Complementar da Secretaria de Educação Marcos Francisco Alves, investir nos estagiários é garantir um estudo de qualidade. “Nós estamos investindo muito em todas as áreas da Educação, mas, principalmente na formação de professores e estagiários. O Governo Municipal acredita que vocês trabalham com o que há de mais importante: as crianças”.

Oficina de trânsito

A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira ressaltou a preocupação da Administração em investir na educação e na formação dos profissionais. “Um problema que o mundo todo enfrenta é a falta de professores. Felizmente, nós não encontramos esse problema na Rede Municipal de Ensino, pois o prefeito Cido Sério acredita muito nos nossos educadores e valoriza os estagiários. Por isso nós garantimos uma formação de qualidade aos nossos educadores”, ressaltou.


O prefeito Cido Sério destacou a importância das brincadeiras no ambiente escolar e afirmou que elas são fundamentais para o crescimento das crianças. “As brincadeiras são importantes para formação. Criança tem que brincar e precisa ser prioridade. Por isso nós investimos tanto na Educação”. Ele finalizou dizendo que “não existe no universo inteiro terreno mais fértil para semear amor e carinho do que o coração de uma criança”.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CURSO DE LIBRAS TERMINA COM APRESENTAÇÕES

Terminou hoje (22) o Curso de Libras Básico 1 ministrado pela professora Laudinete Nery. Participaram 28 funcionários públicos: da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba). O prefeito Cido Sério, a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira e o secretário municipal de Segurança Delcir Getúlio Nardo estiveram presentes no encerramento.


A secretária Beatriz Soares Nogueira explicou a importância de implantar o curso de libras para os funcionários públicos municipais. “Esse curso é fundamental para que possamos atender e acolher bem todos os portadores de surdez, sempre que eles procurarem as repartições públicas”, disse Beatriz.


O prefeito Cido Sério parabenizou os alunos que participaram do curso e a Secretaria da Educação por promover a língua de sinais. “Essa é uma iniciativa muito bacana e o nosso governo tem o compromisso de combater a exclusão, pois todo cidadão tem o direito de se comunicar”, destacou.

Durante o evento aconteceram várias apresentações, entre elas de música e teatro. Os alunos apresentaram as músicas Pai Nosso e Sozinho, além de simulações de atendimento no Hospital da Mulher e na Guarda Municipal. No final, todos os alunos apresentaram um texto em libras e, para homenagear os alunos, a professora Laudinete Nery exibiu um vídeo com fotos das aulas.



Sobre o curso

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou, no dia 4 de agosto, o 2º Curso de Libras Básico, que contou com a participação de um instrutor surdo, o estudante André Luís Tomaz, de 18 anos. O curso tem como objetivo promover acessibilidade às pessoas com surdez, para que possam ser atendidas por pessoas capacitadas na língua de sinais. Todo o material utilizado foi fornecido pelo Governo Municipal e os resultados surpreenderam a professora.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto utiliza jornal como ferramenta pedagógica nas EMEBs

Começou na última terça-feira (14) o projeto “Jornal e Educação”, que é desenvolvido pela jornalista Ayne Regina Gonçalves Salviano. O projeto é voltado aos educadores do Ensino Fundamental de 19 escolas municipais de Araçatuba e o objetivo é despertar o senso crítico e o sentido de cidadania nos alunos. O curso acontece na sede do jornal Folha da Região. São oito horas de formação distribuídas em quatro encontros semanais.

De acordo com a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental Simone Messias Caravante, o jornal é uma ferramenta que pode ser muito utilizada em sala de aula e a formação facilita esse trabalho. “O curso oportuniza reflexões do docente sobre o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula, tendo como foco central a leitura na perspectiva de formar cidadãos leitores”, diz ela.



Na manhã de terça-feira (21), os temas abordados foram: histórico do projeto, o programa jornal e educação, a importância do jornalismo e o jornal como ferramenta pedagógica. Para a jornalista Ayne Salviano, “a Folha da Região se preocupa em criar um público leitor para que o jornal não fique esquecido, devido ao surgimento de tecnologias como a internet”.

“Esse projeto tem o objetivo de incentivar a leitura, formar leitores críticos e conscientes do papel de cidadãos construtores, além de ampliar a capacidade de reflexão, verbalização e organização de ideias dos alunos, incentivando o relacionamento entre grupos”, acrescenta Ayne. A empresa ainda disponibilizará 23 exemplares do jornal semanalmente e uma assinatura diária.

Histórico

O projeto “Jornal e Educação” surgiu em 1932 no jornal New York Times, com a ideia de levar o jornal para a sala de aula. No Brasil, o programa se concretizou em 1980 e hoje é prioridade da Associação Nacional de Jornais (ANJ). O projeto teve início em 1996 em Araçatuba, que é uma das quatro participantes no interior paulista. São José do Rio Preto, Sorocaba e Santos são as outras.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Educação investe em grupo de estudo para professoras do berçário

Teve início em abril, o grupo de estudo “Do berço ao brincar: teorias e práticas de Ensino”. A formação é voltada aos professores de berçário da rede municipal de ensino, que acontecem duas vezes por mês na Secretaria Municipal de Educação. O grupo se reúne até outubro, e o objetivo principal do encontro é estudar teorias que fundamentem práticas de ensino nessa faixa etária de 4 meses a um 1 e 8 meses.


Participam do grupo de estudos 19 professoras de berçário e educadoras adjuntas de creche. Os encontros são acompanhados pela orientadora pedagógica de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Keila Beatriz Fernandes Custódio, que explica a importância de estudar as especificidades dos bebês.


“O grupo ensina a teoria, mas também tem o momento da prática, onde as professoras trocam experiências através de atividades. Outro eixo abordado são os diversos recursos que podem ser usados com as crianças e os brinquedos que podem ser confeccionados para essa faixa etária”, explica Keila.

O Governo Municipal investe na formação de seus professores, acredita que eles são a base para uma Educação de qualidade, e para transformar Araçatuba em uma cidade educadora é preciso começar pelo berçário. “O berçário merece total cuidado, por isso nós investimos na formação dos profissionais que cuidam dos bebês, pois a Educação começa desde cedo”, disse a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira.


Palestras

O grupo de estudos ainda oferece palestras, que complementem as experiências adquiridas. O tema “Afetividade”, foi abordado em uma palestra ministrada pelas psicólogas, que compõem a equipe multidisciplinar da SME Luciana Ruas Esgalha de Oliveira e Milena Moimaz Marques.

E no dia 4 de outubro quem ministra a palestra é a terapeuta ocupacional Karen Cristina Canola Rodrigues, que falará sobre “Massagem para bebês”.

EMEB DESENVOLVE PROJETO SOBRE LITERATURA

A Escola Municipal Julieta Arruda Campos iniciou no terceiro bimestre (agosto) o “Projeto Literatura”, que tem o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita. Entre as atividades desenvolvidas estão desenhos, pintura, colagens, passeios culturais, produção de livros entre outras atividades. De acordo com a diretora da EMEB Regina Lucia Oliveira Greggio, “trabalhar com histórias infantis desperta nas crianças o gosto pela leitura. Nosso objetivo é trabalhar os contos de fada de modo que as crianças tomem gosto pela leitura desde cedo, pois ler é fundamental para formação”, disse a diretora.



Na sala da Etapa 2, a professora Aureni Pinheiro de Araújo trabalhou poesias de Cecília Meireles e o conto “Chapeuzinho Vermelho”. “A partir da história de Chapeuzinho Vermelho, as crianças estão desenvolvendo um livro, onde elas contam a história, desenham a capa e pintam os desenhos que ilustram o livro. Esse trabalho é importante, pois une leitura e escrita”, explicou a professora.



Já a professora do Maternal 1 Heloíse Gracieli de Freitas Fernandes Costa escolheu a história dos três porquinhos para trabalhar com os alunos de dois anos de idade. Para melhor entendimento dos pequenos, eles assistiram o filme, depois construíram casinhas com palito de sorvete, fizeram pinturas dos porquinhos com tinta, dobraduras das casinhas com papel colorido e, para finalizar a semana de atividades, a professora cozinhou espigas de milho para as crianças, explicando a alimentação dos “bichinhos”. “Como as crianças são pequenas, nós realizamos várias atividades durante a semana para que elas pudessem compreender melhor a história”, afirmou.



Os alunos do Maternal 2 estudaram a poesia “Borboletas”, de Vinícius de Morais e a professora Michele da Silva Ferreira Santos destacou a importância do projeto. “Cada dia nós desenvolvemos uma atividade variada, como de pinturas e colagens. Ao final da atividade iremos confeccionar um livro com o trabalho realizado pelas crianças. Esse projeto é muito importante, pois os alunos aprendem desde cedo a importância da leitura em nossas vidas”, destacou a professora.



Teatro

No dia 14, alunos foram ao Teatro Paulo Alcides Jorge (Biblioteca Municipal) para ver encenação da peça “O Patinho Feio”. A visita faz parte do Projeto de Literatura. A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira diz que “projetos como esse incentivam a leitura, que forma pessoas mais cultas. Aplicar a leitura desde o Maternal é fundamental para que as crianças cresçam com sede de leitura”.

SEMANA DA ÁRVORE COMEÇA OFICIALMENTE

O Governo Municipal de Araçatuba realizou na manhã de ontem(20) a abertura oficial da Semana da Árvore com o plantio de 54 mudas nas escolas municipais Silene Maria Barreto e Professor José Herculano de Araújo Ordine, no Bairro São Rafael. Estiveram presentes ao ato o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Jorge Hector Rozas e a secretária municipal de Assistência Social Cidinha Lacerda, que representou o prefeito Cido Sério.



A abertura do evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) aconteceu na EMEB Silene Maria Barreto com apresentações dos alunos do Maternal II (música “Se eu fosse um peixinho”), da Etapa II (música “A linda rosa”) e de alunos da EMEB Professor José Herculano, com a música “Planeta Azul”. Após as apresentações, os convidados se dirigiram até o parquinho para acompanhar o plantio das mudas. Na EMEB Silene Maria Barreto foram plantadas 26 árvores na área interna e 17 na área externa. Em seguida, a equipe da SMMAS foi à EMEB Professor José Herculano para o plantio de cinco árvores na área externa e seis na área interna. Entre as espécies plantadas estão flamboyant gigante, acácia jacarandá, quaresmeira, ipê, aroeira-pimenteira e manguba.







A secretária municipal Cidinha Lacerda falou sobre a importância de despertar a consciência ambiental nas crianças desde cedo. “No tempo em que nós frequentávamos a escola não havia essa preocupação com o meio ambiente. Mas, hoje, nós ensinamos nossas crianças a preservar o planeta, para que elas se tornem adultos conscientes”, explicou.



Para o secretário municipal Jorge Hector Rozas, o plantio de árvores no ambiente escolar é necessário, pois diminui o ar seco, além de oferecer sombra. “É importante que as crianças se conscientizem de que as árvores devem fazer parte do ambiente escolar, pois as plantas oferecem vários benefícios, como umidificação do ambiente através da transpiração e sombra”. Rozas completou dizendo que “em dois ou três anos essas árvores plantadas hoje estarão fornecendo sombra aos alunos”.

Preocupação ambiental

A preservação do meio ambiente é um dos eixos que norteia o Plano de Governo da atual administração municipal. Com esse direcionamento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, as escolas estão desenvolvendo vários projetos a partir da convicção de que atitudes sustentáveis devem ser adotadas desde cedo, para que as crianças entendam a importância da preservação ambiental.



Desde agosto, as EMEBs estão realizando a I Conferência Municipal do Meio Ambiente, que reúne crianças, escola e comunidade empenhadas em tornar Araçatuba uma cidade modelo em sustentabilidade. Outras atitudes já foram adotadas nas escolas, como o uso de canecas ao invés de copos descartáveis, confecção de brinquedos com material que seria jogado no lixo e projetos de reciclagem, entre outros.

PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

- dia 21/09, a partir das 8h30 - Seminário “Saneamento Ambiental Municipal: Perspectivas e Desafios” – auditório da Câmara Municipal de Araçatuba

- dia 22/09, das 8h30 às 12h30 – plantio de 1300 mudas no Córrego dos Espanhóis, no bairro Vila Alba – parceria com a Polícia Militar, CESP, empresa Estrutural – entre as ruas Presidente João Goulart e Presidente Costa e Silva

- dia 23/09, a partir das 8h30 – Plantio em área de preservação permanente às margens do Ribeirão Baguaçu, em parceria com a Universidade Norte do Paraná (local a definir)

- dia 24/09, encerramento oficial a partir das 8h30 – Plantio de mudas na Escola Municipal Egles Gabas de Carvalho – rua Joana Favarim, 161 – bairro Água Branca

- dia 25/09, das 8h30 às 12h30 – Plantio de mudas na Chácara Banespa

ALUNOS APRENDEM RECEITA DE PÃO DE QUEIJO

Na manhã de sexta-feira(17), os alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Pimentel Ferraz, juntamente com as professoras, preparam uma receita de pão de queijo. Os pequenos do Ensino Infantil ouviram com muita atenção as instruções antes de colocarem a mão na massa. Com esta atividade, as educadoras ensinaram algumas noções de matemática, como a quantidade de ingredientes utilizados, as medidas quilo e litros, além de ensinar a diferença entre ingredientes líquidos e secos, muito e pouco, doce e salgado, entre outras coisas.



Para realização dessa atividade, as professoras trabalham com os alunos a leitura da receita, os ingredientes e até o rótulo das embalagens, como explica a diretora Ana Cláudia Denadai Ribeiro. “Antes de preparar o pão de queijo, nós procuramos ensinar para eles a receita em forma de leitura, além de trabalhar o rótulo das embalagens, e para finalizar a aprendizagem realizamos o preparo, pois dessa forma fica mais fácil para eles entenderem”, disse. A diretora completou dizendo que a equipe da escola decidiu trabalhar com o pão de queijo por ser uma receita fácil e prática, pois a intenção é que eles peçam às mães para fazer em casa.



Fazer Em Cantos

A Escola Municipal Maria Aparecida Pimentel Ferraz é uma das quatro unidades que participam do Projeto Fazer Em Cantos, implantado pelo Governo Municipal no início do ano letivo de 2010, cujo objetivo é a valorização da criança e o envolvimento dela na prática de atividades atreladas à teoria. Por isso trabalha-se a prática da realização de receitas, pois torna os alunos muito mais participativos e autônomos.



Reciclagem

Outro eixo abordado na produção de receitas é a questão da reciclagem e da consciência ambiental, pois os alunos não aprendem apenas o modo de preparo dos alimentos, mas também sobre o destino das embalagens após o consumo. As professoras explicam às crianças que a casca de ovo, ao invés de ir pro lixo, pode ser utilizada como adubo orgânico, que ajuda no crescimento das plantas. A caixa de leite, além de ser reciclada, pode ser transformada em brinquedos, assim como a embalagem do óleo de cozinha.