terça-feira, 28 de setembro de 2010

ESCOLA MUNICIPAL REALIZA RECICLAGEM

Conscientizar os estudantes sobre a necessidade da reciclagem do lixo é uma iniciativa de grande importância nos dias de hoje. A produção e a destinação correta do lixo são assuntos que exigem cada vez mais atenção das autoridades em todo o planeta. A fim de trabalhar o tema, enfocando principalmente a reciclagem do papel junto aos alunos, a Escola Municipal Neyde Simão da Mata, localizada no Bairro Claudionor Cinti está desenvolvendo o projeto Reciclagem de Papel.


De modo geral, essa oficina tem por objetivo transmitir aos alunos a técnica da reciclagem de papel, favorecendo reflexões e discussões sobre temas de educação ambiental. E, a partir daí, mostrar as vivências possíveis no cotidiano das crianças, bem como a utilização do papel reciclado e outros materiais reutilizáveis no processo artístico e criativo.


A coordenadora pedagógica Kelle Cristine da Silva Oliveira explica que o projeto faz parte da conscientização que deve ser estimulada nos alunos desde cedo. “Nosso objetivo, ao reciclar o jornal, é mostrar aos alunos que o papel que iria pro lixo pode ser reciclado e reaproveitado em outras atividades”, disse Kelle. O processo de reciclagem começa com os alunos do maternal, que cortam o papel em pedacinhos, para que os alunos da Etapa II B, da professora Maria Shelma Souza L. Smadeski possam terminar a atividade.

Outras atividades
A professora da Etapa II A Milena Souza Paloma Quiroz Cavassana trabalhou com os alunos a confecção de maquetes de coleta seletiva de lixo, onde os alunos utilizaram rolos de papel higiênico para a montagem. Cada rolo de papel representou uma lixeira de coleta seletiva, com as cores específicas: azul para papel, amarelo para metal, verde para vidros e vermelho para plásticos.

Ela explica que a ideia da maquete deu muito certo. “Trabalhar com a maquete foi muito bom, pois os alunos entenderam que é importante reciclar o lixo e que alguns materiais podem ser transformados em brinquedos”.

0 comentários: