terça-feira, 21 de setembro de 2010

EMEB DESENVOLVE PROJETO SOBRE LITERATURA

A Escola Municipal Julieta Arruda Campos iniciou no terceiro bimestre (agosto) o “Projeto Literatura”, que tem o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita. Entre as atividades desenvolvidas estão desenhos, pintura, colagens, passeios culturais, produção de livros entre outras atividades. De acordo com a diretora da EMEB Regina Lucia Oliveira Greggio, “trabalhar com histórias infantis desperta nas crianças o gosto pela leitura. Nosso objetivo é trabalhar os contos de fada de modo que as crianças tomem gosto pela leitura desde cedo, pois ler é fundamental para formação”, disse a diretora.



Na sala da Etapa 2, a professora Aureni Pinheiro de Araújo trabalhou poesias de Cecília Meireles e o conto “Chapeuzinho Vermelho”. “A partir da história de Chapeuzinho Vermelho, as crianças estão desenvolvendo um livro, onde elas contam a história, desenham a capa e pintam os desenhos que ilustram o livro. Esse trabalho é importante, pois une leitura e escrita”, explicou a professora.



Já a professora do Maternal 1 Heloíse Gracieli de Freitas Fernandes Costa escolheu a história dos três porquinhos para trabalhar com os alunos de dois anos de idade. Para melhor entendimento dos pequenos, eles assistiram o filme, depois construíram casinhas com palito de sorvete, fizeram pinturas dos porquinhos com tinta, dobraduras das casinhas com papel colorido e, para finalizar a semana de atividades, a professora cozinhou espigas de milho para as crianças, explicando a alimentação dos “bichinhos”. “Como as crianças são pequenas, nós realizamos várias atividades durante a semana para que elas pudessem compreender melhor a história”, afirmou.



Os alunos do Maternal 2 estudaram a poesia “Borboletas”, de Vinícius de Morais e a professora Michele da Silva Ferreira Santos destacou a importância do projeto. “Cada dia nós desenvolvemos uma atividade variada, como de pinturas e colagens. Ao final da atividade iremos confeccionar um livro com o trabalho realizado pelas crianças. Esse projeto é muito importante, pois os alunos aprendem desde cedo a importância da leitura em nossas vidas”, destacou a professora.



Teatro

No dia 14, alunos foram ao Teatro Paulo Alcides Jorge (Biblioteca Municipal) para ver encenação da peça “O Patinho Feio”. A visita faz parte do Projeto de Literatura. A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira diz que “projetos como esse incentivam a leitura, que forma pessoas mais cultas. Aplicar a leitura desde o Maternal é fundamental para que as crianças cresçam com sede de leitura”.

0 comentários: