quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alunos pintam muro de escola inspirados em artista brasileiro

Alunos da Escola Municipal Professor José Herculano de Araújo Ordine iniciaram há um mês projeto de artes inspirado nas obras do artista brasileiro Romero Britto. Entre as atividades estão um estudo sobre a vida do pintor, desenhos no caderno e releitura das obras em telas.


O trabalho está sendo desenvolvido com todos os alunos da EMEB, incluindo da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Desde a última semana, atividade relacionada ao projeto faz a alegria de todos, que iniciaram a pintura do muro.


A ação acontece durante as aulas de artes e recebe orientação da professora Célia Santos Martin. Os alunos do AEE recebem orientação de professores e profissionais especializados. O trabalho envolve alunos, professores e funcionários. “Esse projeto está sendo maravilhoso, pois engloba todos e o resultado tem sido ótimo. As crianças estão empenhadas em deixar a escola mais bonita, além de conhecerem um pouco sobre a história de um artista brasileiro”, explica a coordenadora Sueli Aparecida Bombonati Santos.


O Governo Municipal de Araçatuba incentiva a arte nas escolas. “Nós apoiamos esses projetos porque acreditamos que a arte é fundamental para formação das crianças. Por isso fizemos questão de incluir tintas e telas no kit escolar”, diz a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.

O ARTISTA

Romero Britto é conhecido como artista pop brasileiro, estando radicado em Miami (EUA). Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor. Ele conquistou fama ao fazer a ilustração de uma campanha publicitária para a vodka Absolut.O artista brasileiro começou no mundo do grafite e hoje é o preferido de vários atores e atrizes de Hollywood. Aos oito anos demonstrou interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver o talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A importância do dentista nas escolas municipais

Muitas escolas municipais contam com diversos profissionais de saúde em suas equipes. Integrados ao corpo docente, eles acabam agregando novos valores à grade curricular e desempenhando um papel fundamental na formação das crianças. Na EMEB Professora Carmélia Mello Fonsceca, os alunos têm o acompanhamento clínico da dentista Jeanete Yassue Mori Maeoka, que há 22 anos trabalha ali.


A doutora Jeanete desempenha importante papel. “O meu trabalho consiste em ensinar aos alunos a maneira correta de escovar os dentes e passar o fio dental. Nós investimos na higienização e também realizamos trabalhos preventivo e curativo, como tratamentos de cáries, obturação, canal, dentre outros procedimentos”, diz ela.


“O dentista interage com as crianças visando obter mudanças no comportamento relativo à saúde bucal, além de incorporar hábitos favoráveis para prevenção de doenças. A integração entre os profissionais da saúde e da educação é realmente necessária, ou melhor, indispensável, pois dessa forma nós garantimos um tratamento adequado e de qualidade aos nossos alunos”, explica a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira. Ela aproveita e parabeniza a todos pelo Dia do Dentista, neste 25 de outubro.


A introdução do profissional dentista nas escolas auxilia e torna mais fácil a adaptação das crianças em consultórios odontológicos. “Ele é muito importante, pois cuida dos nossos dentes e ajuda a prevenir cáries e outros males, considerando que a saúde começa pela boca. O sorriso é a marca registrada da pessoa e a presença da doutora Jeanete na nossa escola contribui para a saúde bucal dos nossos alunos e para acabar com o medo que as crianças têm do dentista”, afirma a diretora Osmarina Aparecida da Silva.O Governo Municipal reconhece a importância desse profissional. Por isso investe na saúde dos alunos da Rede Municipal de Ensino: sete consultórios odontológicos estão instalados nas escolas municipais.

Piscina complementa trabalho pedagógico em escola municipal

A aula mal havia começado e as crianças já exibiam sorrisos no pátio da Escola Municipal Leonísia de Castro. Perguntada sobre qual o motivo de tanta alegria, a aluna Isabela Pepis, do 1º ano, foi logo avisando: “estou feliz porque hoje é dia de piscina. Eu ainda não sei nadar direito, mas adoro brincar com os meus amigos na água”. As aulas acontecem semanalmente nos dias quentes e fazem parte da disciplina de Educação Física. Segundo os funcionários, o contato com a água tranquiliza as crianças e as atividades possuem enfoque educativo.


Se o aspecto pedagógico está garantido, os benefícios do ponto de vista do incentivo a uma vida saudável também estão. Durante as aulas na piscina há muito mais do que simples brincadeiras. São feitos alongamento, aquecimento e uma série de exercícios benéficos à saúde. O ambiente aquático permite trabalhar equilíbrio, força, lateralidade, respiração e sociabilidade das crianças.



Outro fator importante é a segurança, pois elas aprendem a conhecer seus limites e isso é importante numa cidade como Araçatuba, rodeada de rios e lagos. “As crianças adoram a piscina. No começo, muitas tinham medo da água, mas agora elas já se sentem seguras para entrar”, diz o professor. Elas adoram a piscina e esperam ansiosas. “O momento que eu mais gosto é quando venho para cá. É muito divertido. Eu e meus amigos inventamos várias brincadeiras”, conta a aluna Mariana Simão. A diretora da EMEB, Maria Cristina Nunes, também aprova as atividades. “Essa piscina está aqui desde a inauguração do Leonísia, há 50 anos. Eu acredito que esse é um dos maiores atrativos da nossa escola”, finaliza.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ESCOLA REALIZA APRESENTAÇÃO SOBRE A DENGUE

As Escolas Municipais estão empenhadas em combater a dengue. Muitas desenvolvem projetos para conscientizar os alunos, como é o caso da Escola Municial Maria Helena de Freitas Carli, no bairro Vista Verde. Os alunos receberam a visita da Caravana do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que realizou várias atividades com as crianças. Após a visita, a escola iniciou o projeto de combate à Dengue, com uma visita pelo bairro, onde eles puderam identificar focos da doença.

Maquetes representando o lixão do bairro e uma área de lazer, que as crianças gostariam que fosse construida no local

As crianças visitaram um ponto do bairro onde os moradores jogam lixo e entulho. Nesse lugar os pequenos puderam perceber que vários materiais que poderiam ser reciclados estavam acumulando água e servindo como criadouro do mosquito Aedes aegypti, como explica a diretora Eliana Terence. “Nós fizemos um passeio com os alunos pelo bairro, onde eles puderam constatar que o depósito de lixo em lugar irregular pode causar várias doenças como a dengue. Os alunos recolheram alguns materiais para confecção de uma maquete e o trabalho foi muito gratificante, pois as crianças entenderam o recado”, disse a diretora.

Teatro e música para ensinar as crianças a maneira de evitar a dengue

Ontem(25), aconteceu o encerramento do projeto. Todas as crianças vestiram uma máscara do mosquito da dengue e montaram cartazes que mostravam os sintomas da doença e a maneira de se prevenir. Para concluir o trabalho foi apresentado um teatro e uma música feita pelas professoras que ensinava como evitar a dengue. A secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, enfatiza que projetos como este devem acontecer durante o ano todo nas escolas. “A dengue é muito séria e as crianças precisam ter conhecimento disso. É importante realizar essa conscientização para que os alunos passem aos pais o que aprenderam, para que dessa forma a escola e a comunidade possam juntas combater esse mal”, finalizou Beatriz.

ALUNOS DESENVOLVEM PROJETO SOBRE ZOONOSES

O combate à dengue e leishmaniose não é apenas uma responsabilidade dos órgãos públicos, mas de toda a população. Pensando nisso, a Escola Municipal Lucilene do Nascimento vem desenvolvendo desde o início do ano letivo projeto de combate às principais zoonoses. Os alunos realizaram várias ações, entre elas passeata pelo bairro, mutirão de limpeza, teatro, roda de conversas entre outras atividades.


Em um primeiro momento, os alunos obtiveram informações sobre o combate das doenças por meio de pesquisas em livros e panfletos e a partir dessas informações realizaram discussões. Em seguida as crianças fizeram uma busca ativa dentro da escola e nas suas imediações, como praças e terrenos baldios, buscando possíveis focos da doença. Eles constataram que havia muito lixo e sujeira no bairro, por isso realizaram uma limpeza nos pontos mais críticos. As crianças também visitaram as residências próximas à escola, alertando moradores para o perigo da proliferação de doenças, que ainda responderam a um questionário sobre posse responsável de animais de estimação e sobre maneiras de prevenção contra a dengue.


Após o diagnóstico, os alunos montaram um “Mapa Falante”, realizado com a orientação dos professores, que registrava as atividades realizadas pelas crianças. Um teatro também foi organizado, com a encenação dos sintomas da dengue feita pelso alunos.


Os pais também receberam orientações sobre a importância do projeto e as principais ações que devem ser adotadas nas suas residências, além da necessidade de incentivar as crianças na realização de tais tarefas. A atividade vem apresentando bons resultados, como explica a mãe de um aluno da Etapa II. “Meu filho se preocupa em retirar os brinquedos e objetos que possam ser criadouros do mosquito da dengue. Ele contou que participou do arrastão nos arredores da escola”, disse Darlene Ferreira Nascimento, mãe do aluno Rodrigo Ferreira Cassanti.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SEMINÁRIO DE LEITURA TERMINA ESSE SÁBADO

Teve início na última terça-feira (19) o 1º Seminário de Leitura e Literatura Infantil – Araçatuba Leitora, voltado aos professores, diretores, coordenadores e agentes de serviços gerais. O Seminário segue até amanhã e as atividades finais acontecem no teatro da Universidade Paulista (Unip). O objetivo do evento é ampliar na rede municipal de ensino projetos de incentivo à leitura que já foram adotados pelas Escolas Municipais desde o início do ano letivo. Entre eles destacamos as salas de leitura, a Olimpíada de Língua Portuguesa, os saraus literários e a distribuição de 15 mil exemplares de livros.

Hoje (22) acontecerá a palestra “Leitura, docência e formação humana”, ministrada pelo escritor Ezequiel Theodoro da Silva. Ezequiel é professor doutor da Unicamp e fundador do COLE (Congresso de Leitura do Brasil). Na ocasião também terá o lançamento de alguns livros do autor. Amanhã (23), às 8h no auditório da Unip, acontece o encerramento do evento, com a palestra “Ler Literatura na Educação Infantil e Ensino Fundamental: estratégias para compreensão leitora”, ministrada pela professora doutora Renata Junqueira de Souza, da Unesp de Presidente Prudente. A programação ainda conta com oficinas pedagógicas preparadas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, diretoras e coordenadoras.

Para o coordenador do Seminário, professor Antônio Luceni, a semana está gerando ótimos resultados. “A semana foi ótima, a rede municipal tem aproveitado muito os ensinamentos passados pelos autores e eu acredito que nós iremos atingir nosso objetivo, que é disseminar a importância da leitura nas Escolas Municipais”, explica.

A secretária municipal de Educação Beatriz Soares destaca a importância da leitura na vida das pessoas e fala da importância do Seminário. “Faz parte do plano de governo do prefeito Cido Sério transformar Araçatuba em uma cidade educadora, por isso nós estamos investindo tanto em projetos de leitura nas Escolas Municipais, pois acreditamos que um livro é capaz de transformar uma pessoa. O Seminário é apenas um dos projetos de incentivo à leitura que nós realizamos neste ano”, destaca Beatriz.

EJA OFERCE ENSINO DE QUALIDADE COM DIREITO A LAZER

O acesso à escola e o fim da evasão são as chaves contra o analfabetismo, por isso a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem mostrando aos seus alunos o quanto estudar é significativo e prazeroso, pois essas pessoas já passaram por várias dificuldades, o que acabou afastando-os da Escola. Mas nem por isso elas desanimaram e depois de tanto tempo encontraram na EJA um incentivo para retomar os estudos. Além das atividades em sala, as professoras buscam proporcionar aos alunos atividades variadas que estimulem ainda mais o gosto pelo saber. Os alunos já foram ao cinema, pizzaria, e recentemente fizeram uma viagem ao Thermas dos Laranjais.



PASSEIO NO THERMAS

No dia 10 de outubro, 23 alunos da Escola Municipal Professora Maria de Freitas Souza, acompanhados pela professora Eliana dos Santos Bacaneli, foram passar um domingo nas águas quentes do Thermas dos Laranjais, em Olímpia-SP. O objetivo do passeio foi proporcionar aos alunos uma nova experiência, como explica a professora. “Muitos alunos nunca haviam entrado em uma piscina, foi muito emocionante olhar o rosto de cada um deles e sentir a alegria daquele momento”, disse Eliana.




Os alunos são capazes de conciliar as aulas com seu trabalho, com os afazeres domésticos e encontram disposição para se divertir, por isso o Governo Municipal trabalha pra garantir boas condições de estudo para os alunos. “É impressionante ver a força dessas pessoas. Já passaram por tantas dificuldades, trabalham duro o dia todo e ainda assim encontram ânimo para frequentar as aulas, por isso nós apoiamos tanto esses momentos de descontração porque eles são merecedores”, disse a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.

Aluna da EJA é premiada em Concurso de Prevenção às Drogas

No dia 13 de outubro, aproximadamente 190 alunos da rede municipal de ensino foram premiados no Concurso de Prevenção às Drogas, realizado pela Associação Amor Exigente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal Antidrogas e Secretaria de Educação do Estado. Alunos da rede municipal participaram com a produção de frases e desenhos e os do ensino médio, do estado, produziram textos.


Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participaram do concurso. A aluna Aparecida Francisca Pereira da Escola Municipal Profª Maria de Freitas Souza ganhou o concurso com a frase “Seja você um milagre de amor nesta sociedade doente e cure os sofredores de qualquer vício”, e foi motivo de orgulho para todos da Escola, como explica a diretora Dalva Maria Magnabosco. “Ela ficou muito feliz e ainda ganhou um DVD como prêmio, sem falar na vibração e alegria dos seus amigos de sala e dos familiares”, disse a diretora.

Além da Aparecida, outros alunos da EJA ganharam os prêmios e a professora Eliana dos Santos Bacaneli explica o sucesso. “Com o comprometimento de toda a equipe da EJA nós incentivamos os alunos a frequentarem as aulas, para que dessa forma possamos erradicar o analfabetismo em Araçatuba”, disse Eliana.



O prefeito Cido Sério, que participou do evento e tem forte atuação no combate às drogas lícitas e ilícitas, valorizou a relação entre pais e filhos na prevenção às drogas. “Os filhos olham os exemplos dos pais, por isso nossa responsabilidade é tamanha. Cada detalhe conta para vencermos esta guerra e o mais importante é construirmos uma relação de amizade com nossos filhos, de confiança, para que o processo da educação seja pleno”, disse o prefeito.

GOVERNO MUNICIPAL LANÇA ARAÇATUBA LEITORA

Em encontro que reuniu mais de 600 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), foi iniciado o 1º Seminário de Leitura Infantil e Juvenil – Araçatuba Leitora, que tem como principal objetivo trazer discussões sobre a importância da leitura de forma que elas se tornem ações na Rede Municipal de Ensino. Palestras, oficinas e inclusive lançamentos de livros fazem parte da programação, que acontece até o dia 23, sábado. A abertura foi realizada na noite de segunda-feira (19) no teatro da Universidade Paulista (Unip).

Professores, coordenadores, diretores e agentes de serviços gerais participam do evento, que traz escritores e acadêmicos renomados da área de literatura que auxiliarão na formatação de novas propostas a serem implantadas no município. O projeto também pretende fortalecer ações de incentivo à leitura já existentes em toda a Rede, como a criação de espaços de leitura, a Olimpíada de Língua Portuguesa e a distribuição de aproximadamente 15 mil exemplares de obras da literatura infantil aos alunos, em comemoração ao Dia das Crianças.

O primeiro encontro foi protagonizado pela participação do escritor e professor-doutor da USP (Universidade de São Paulo), Ricardo Azevedo, ganhador de diversos prêmios na área de literatura, entre eles o Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O tema de sua palestra foi Sistema cultural dominante, didatismo e literatura, e na sequência foi feito o lançamento de livros do autor.

A coordenação do seminário é do professor Antônio Luceni. Ele explica que esse projeto tem os objetivos de unir escola e comunidade em torno da literatura para formar leitores. “A literatura é uma arma poderosa para fazer com que as pessoas mudem seu olhar sobre o mundo, sobre elas mesmas, e passem a enxergar coisas antes nunca percebidas. O texto literário revoluciona uma pessoa”, disse Luceni, entusiasmado, durante a abertura.

Representando o prefeito Cido Sério, que não pode participar por estar em viagem de trabalho, a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira agradeceu a todos os presentes. “A grande participação dos profissionais da Secretaria de Educação mostra toda a vontade que existe em fazer da leitura algo mais presente na vida das nossas crianças e da comunidade. Para os universitários presentes, eu digo que é muito bom ser professor, principalmente quando você não fecha seus olhos para as crianças e se dedica inteiramente do processo educacional”, enfatizou Beatriz.

Na quarta-feira (20) aconteceu o lançamento de dois concursos de redação: “Histórias que a gente vive na escola” (voltado aos alunos) e “Memórias da Escola”, direcionado aos funcionários. Abaixo segue a programação.

Hoje (21) a palestra fica por conta do escritor Ezequiela Theodoro da Silva e amanhã (22) a palestra é com a professora-doutora Renata Junqueira de Souza, na ocasião também acontecerá oficinas pedagógicas.

Sexta-feira (22)
19h30 • UNIP • Palestra com o escritor Ezequiel Theodoro da Silva
(professor-doutor da Unicamp e fundador do COLE)
Lançamento de livros do autor

Sábado (23)
8h • UNIP
Palestra com a professora-doutora Renata Junqueira de Souza (Unesp Presidente Prudente) e diretora do CELLIJ/Unesp
Lançamento de livros da autora Oficinas pedagógicas

MEIO AMBIENTE É TEMA DE PROJETO EM EMEB

A escola é o espaço comum onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz e diz representa um exemplo de tudo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância dessa temática, a EMEB Sérgio Esgalha, no Bairro Guanabara iniciou no começo do ano o projeto Meio Ambiente, com a escolha de quatro eixos para serem trabalhados em cada semestre.

No primeiro bimestre, os alunos trabalharam o tema “Água”; no segundo, o tema proposto foi “Poluição visual e sonora”; no terceiro, a temática “seres vivos”; e neste quarto bimestre as crianças estão aprendendo sobre reciclagem. As professoras explicam sobre a importância da reciclagem e os benefícios para que possam iniciar as atividades na prática. Entre elas está confecção de objetos e brinquedos com material reciclável.

A professora da Etapa I, Aparecida Cristina Custódio Duarte explica que atitudes sustentáveis estão diretamente ligadas aos alunos da EMEB, pois é preciso incentivá-los desde cedo para que se tornem adultos conscientes. “Trabalhar meio ambiente na escola é muito importante, pois dessa forma eles aprendem a preservar o planeta. Nós ensinamos desde cedo que é o futuro deles”, diz.

A Secretaria Municipal de Educação apoia projetos como esse. “No início do ano nós sugerimos às diretoras que implantassem projetos de meio ambiente nas escolas, pois acreditamos que os ensinamentos passados pelas professoras não serão esquecidos pelas crianças. E esse é o nosso objetivo: conscientizar os nossos alunos”, explica a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O PAPEL POSITIVO DOS HOMENS NA EDUCAÇÃO

O número de homens trabalhando nas escolas de Educação Básica é bem inferior ao número de mulheres. Em Araçatuba são 742 professores que trabalham nas 63 escolas municipais. Nessa etapa é comum encontrar homens nas atividades recreativas, mas, em sala de aula e no processo de alfabetização essa função é predominantemente das mulheres: apenas 9 homens trabalham, sendo um na Educação Infantil e oito no Ensino Fundamental.



“A experiência com as crianças é ótima e elas adoram o “tio”. O vínculo afetivo entre alunos e professor é muito grande e muitas crianças enxergam no homem um espelho a ser seguido. A nossa relação é muito tranquila, as crianças me respeitam muito e, muitas vezes, ao invés de chamar de professor, chamam de pai”, conta o professor da EMEB Maria Helena de Freitas Carli, que trabalha com a Etapa II, Dimas Ribeiro de Almeida.

O professor Evandro Aparecido Simão Pinto leciona há sete anos na EMEB José Machado Neto, com as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia. “A relação com os alunos é ótima, as crianças o respeitam muito, e principalmente os meninos encontram no professor um amigo, frequentemente o procurando para conversar, tirar dúvidas e pedir conselhos”, explica a diretora da EMEB, Tânia Ribeiro Vicente Sobrinho.


Evandro diz que a relação com as crianças é muito boa e é diferente, pois eles não têm outros professores em sala de aula. “Eu e os alunos nos damos muito bem, e as aulas são bem divertidas. Eu gosto muito de contar histórias e o momento que eles mais gostam é quando eu conto histórias de terror”.

A EMEB Lauro Bittencourt conta com o professor Célio Ricardo Almeida Barbosa, que leciona a disciplina de Matemática para os alunos da 3ª série. Ele explica que os alunos adoram as aulas e que nunca sofreu qualquer tipo de preconceito. “Eu escuto muito outras crianças dizendo que querem ser alunas do professor Célio, e eu fico muito feliz com isso. Vejo que meu trabalho vem sendo realizado com muito sucesso”.

A EMEB Índio Poti também pode se orgulhar em ter um professor em sala de aula. Cláudio César Pereira Cristal trabalha com os alunos do 3º ano e utiliza jornal, livros e materiais diversos, além de jogar futebol, a atividade que as crianças mais gostam. “Eu tento ser o mais dinâmico possível e os pais aprovam o meu método de trabalho. As crianças, então, nem se fala. Nós temos um vínculo paterno e muitos me procuram quando estão com algum problema”.


Cristal leciona há 16 anos na rede pública e explica que quando entrou na EMEB as crianças ficaram surpresas por ter um homem em sala de aula. “No meu primeiro dia de aula, quando eu as levei ao parquinho, um aluno disse a um coleguinha de outra sala: “olha que legal, a minha professora é um homem. Isso me marcou muito”, diz o professor.


Historicamente, as mulheres dominam a sala de aula. Mas, os homens estão ganhando espaço, principalmente nas escolas de Ensino Básico, mostrando que a profissão de professor não tem gênero. “Os homens estão travando uma batalha diária para conquistar seu espaço nas escolas. O trabalho é realizado com muito profissionalismo, provando que eles também são capazes de cuidar e de alfabetizar crianças”, afirma a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.

EDUCAÇÃO PROMOVE SEMINÁRIO ARAÇATUBA LEITORA

Terá início hoje (19) o 1º Seminário da Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Araçatuba Leitora. O projeto é iniciativa do Governo de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é trazer discussões sobre a importância da leitura de forma que elas se tornem ações na Rede Municipal de Ensino.

O evento que acontecerá até o dia 23 é voltado aos profissionais que trabalham nas escolas, como professores, coordenadores, diretores e agentes de serviços gerais (ASG). Lançamentos de livros e 16 oficinas com o tema literatura infantil acontecerão na Universidade Paulista (UNIP). Palestras terão início às 19h30 e serão realizadas no auditório da UNIP e no Senac.

A coordenação do seminário é do professor Antônio Luceni. Ele explica que esse projeto tem os objetivos de unir escola e comunidade em torno da literatura, e formar leitores. No dia 20 acontecerá o lançamento de dois concursos de redação: “Histórias que a gente vive na escola” (voltado aos alunos) e “Memórias da Escola”, direcionado aos funcionários.

O projeto Araçatuba Leitora está sendo desenvolvido a partir de algumas ações. Em um primeiro momento foi realizada sondagem sobre os espaços de leitura de cada escola municipal e, na sequência, a Olimpíada de Língua Portuguesa e o sarau literário. Recentemente, o Governo Municipal iniciou a distribuição de aproximadamente 15 mil exemplares de obras da literatura infantil aos alunos, em comemoração ao Dia das Crianças.

Programação

Terça-feira (19)
19h30 • UNIP • Abertura oficial do evento
Palestra: Sistema cultural dominante, didatismo e literatura
Ricardo Azevedo (escritor e professor-doutor da USP, ganhador de diversos prêmios na área de literatura, entre os quais o Jabuti).
Lançamento de livros do autor

Quarta-feira (20)
19h30 – SENAC • Mesa redonda “Rapsódia literária” com o GELL/SE
• Nara Leda Franco
•Maria Lúcia Terra
•Marister Vasques Falleiros
• Cristiane Magalhães
• Patrícia Cardoso Soares
• Antônio Luceni
Lançamento dos concursos de texto “Histórias que a gente vive na escola” e “Memórias da escola”

Quinta-feira (21)
19h30 • UNIP • Palestra com o escritor Ezequiel Theodoro da Silva
(professor-doutor da Unicamp e fundador do COLE)
Lançamento de livros do autor

Sexta-feira (22)
19h30 • UNIP • Palestra com o escritor e contador de histórias Francisco Gregório Filho (secretário da Leitura de Nova Friburgo/RJ)
Lançamento de livros do autor e contação de histórias

Sábado (23)
8h • UNIP
Palestra com a professora-doutora Renata Junqueira de Souza (Unesp Presidente Prudente) e diretora do CELLIJ/Unesp
Lançamento de livros da autoraOficinas pedagógicas

Grupo de Catira se apresentou em Rio Preto

Sábado, dia 16 de outubro, o Grupo de Catira Novos Araçás se apresentou na II Queima do Alho de São José do Rio Preto, na 49ª Expô Rio Preto, no Recinto de Exposições "Alberto Bertelli Lucatto", a convite da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Moacyr Vieira Seródio Filho, Presidente da Expo Rio Preto e do coordenador do Rancho do Tropeiro, Milton Liso.

Esteve presente no evento o Prefeito de S. José de Rio Preto, Valdomiro Lopes da Silva Junior, agradecendo a presença do grupo de Araçatuba e elogiando a iniciativa de resgatar a tradição tropeira. A apresentação foi um grande sucesso e representantes das cidades da Região de Rio Preto (Barretos, Icém, Novo Horizonte, Tanabi e outras) vieram perguntar se o grupo faria apresentações em suas cidades.
Estava presente também, a Comitiva Haras do São Francisco, da cidade de Bento de Abreu, representando a Região de Araçatuba a qual foi elogiada pela organização.

Prefeito Valdomiro Lopes Silva Junior com a professora Claudia Colli

Grupo de Catira Novos Araçás, dupla sertaneja Bel e PAULINHO , Cláudia e sr. Osvaldinho Berranteiro


Grupo de Catira Novos Araçás


Grupo de Catira se apresentando

Os Independentes de Barretos (organizadores da Festa de Barretos) com Claudia Colli

Prefeito Valdomiro com sr. Osvaldinho Berranteiro

Comitiva Haras S. Francisco de Bento de Abreu represetando Araçatuba

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PREFEITURA PRESENTEIA ALUNOS COM LIVROS

A literatura tem o poder de ampliar os horizontes para o conhecimento e transformar vidas, principalmente das pessoas em idade de formação. Pensando nisso, o Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o projeto “Araçatuba Leitora”, que tem como objetivo distribuir um exemplar de livro para cada aluno da rede municipal de ensino. Serão aproximadamente 15 mil exemplares, que estão sendo entregues desde a semana passada em comemoração ao Dia das Crianças. Na quinta-feria(14), foi a vez da Escola Municipal José Machado Neto, do bairro São José, receber os livros. A comemoração contou com a presença do prefeito Cido Sério e da Secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira.




Na EMEB José Machado Neto foram distribuídos 20 títulos variados do escritor Ziraldo, criador do clássico infantil “O Menino Maluquinho”, para 310 alunos do 3º ano, 3ª e 4ª série, com as idades de 8, 9 e 10 anos. Já os 127 alunos que estudam no 1º e 2º ano, com idade de 6 e 7 anos, receberam livros do escritor Maurício de Sousa, pai da Turma da Mônica, que lançou uma coleção de contos infantis. A diretora da escola, Tânia Ribeiro Vicente Sobrinho, destacou a qualidade dos livros e falou sobre a importância da leitura. “O valor de um livro fica guardado para sempre, pois não existe riqueza maior que o conhecimento. Eu gostaria muito de agradecer ao prefeito Cido Sério por acreditar no projeto e por prezar pela qualidade do material escolar e dos livros”, ressaltou Tânia.




A secretária de Educação falou sobre a importância da leitura para formação das pessoas. “A coisa mais gostosa que existe é ler, pois com a leitura nós enriquecemos nossa criatividade, a imaginação, e o livro ainda nos permite adquirir conhecimentos e sabedoria”, disse Beatriz.




O prefeito Cido Sério fez questão de escrever uma mensagem em cada livro, pois ele acredita que a leitura é capaz de mudar a vida das pessoas. “Eu gosto muito de ler. Todos os dias quando acordo, leio uma poesia, pois ela ajuda a encarar melhor um dia cheio de desafios. O nosso governo preza pela igualdade social e luta pelos direitos das crianças, por isso nós investimos tanto em educação. Espero que os livros possam trazer mais colorido para a vida de vocês e que sejam bons cidadãos leitores”, disse.



PESQUISA SOBRE OS AUTORES

Os alunos da escola realizaram uma pesquisa sobre os autores e fizeram cartazes para enfeitar o pátio. Os professores Sueli Ataíde Pacheco e Evandro Aparecido Pinto apresentaram um teatro com a história do “Menino Maluquinho”, do Ziraldo, e a professora Luciana contou para os alunos a história do “Ratinho curioso”, de Maurício de Sousa. Os professores também receberam uma coletânea com todos os livros e ao final da entrega a escola presenteou o prefeito com o livro da “Turma da Pererê”, também de autoria do Ziraldo.

ALUNOS SÃO PREMIADOS EM CONCURSO ANTIDROGAS

Cerca de 190 alunos da rede municipal e estadual de ensino foram premiados na última quarta-feira (13) em cerimônia realizada no anfiteatro do Colégio Nossa Senhora Aparecida pelo resultado do Concurso de Prevenção às Drogas, realizado pela Associação Amor Exigente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal Antidrogas e Secretaria de Educação do Estado. Alunos da rede municipal participaram com a produção de frases e desenhos e os do ensino médio, do estado, produziram textos.


A professora Adalberta de Holanda Cavalcante Fortes Martins, vice-presidente da Associação Amor Exigente de Araçatuba, fez o discurso de abertura. “Nós estamos fortalecendo esta corrente do bem. Todos os estudantes que hoje aqui estão serão multiplicadores da prevenção contra as drogas”, disse. O presidente do Conselho Municipal Antidrogas e secretário de Segurança, Delcir Getúlio Nardo, falou do papel dos educadores. “Este é um tema complexo e de difícil enfrentamento, por isso parabenizo a coragem dos educadores em aceitar o desafio de promover este concurso e tratar o tema em suas aulas, pois os traficantes atuam de forma pesada nas escolas”, enfatizou o secretário.


O prefeito Cido Sério, que participou do evento e tem forte atuação no combate às drogas lícitas e ilícitas, valorizou a relação entre pais e filhos na prevenção às drogas. “Os filhos olham os exemplos dos pais, por isso nossa responsabilidade é tamanha. Cada detalhe conta para vencermos esta guerra e o mais importante é construirmos uma relação de amizade com nossos filhos, de confiança, para que o processo da educação seja pleno”, disse o prefeito. Cido Sério entregou o prêmio ao aluno Eric Pereira Teodoro, do 2º ano da escola Municipal Ana dos Santos Barros. O pequeno de sete anos concorreu na categoria desenho.


Também estiveram presentes a secretária municipal da Educação, Beatriz Soares Nogueira, a presidente do Amor Exigente, Maria Darci de Oliveira dos Santos, a Diretora de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Aparecida Lúcia Cantareira, além de representantes da Polícia Militar e Tiro de Guerra.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO INFANTIL TEM PROJETO DE ARTE

A EMEB Mariana Guedes Tibagy é uma das quatro escolas que participam do projeto “Fazer Em Cantos” e entre as diversas atividades que os alunos desenvolvem está o projeto de arte, onde as professoras buscam mostrar aos pequenos várias técnicas artísticas. A arte em si agrega várias formas de expressão e, entre elas, artes visuais e música, duas áreas escolhidas pelas educadoras para desenvolver o projeto “Trabalhando arte na Escola”.


A coordenadora da escola Ligiane Martins afirma que esse trabalho dá oportunidade aos alunos de aprender várias técnicas de pintura, além de explorar os movimentos artísticos e a misturas de cores e de materiais. Entre os materiais utilizados estão a tinta, giz de cera, papel machê, sucata, massa de modelar e até bolinha de gude usada em uma técnica de pintura. “Esse trabalho está sendo muito produtivo, pois as crianças pequenas aprenderam não apenas formas diferentes de arte, mas também aprenderam manusear e limpar os materiais”, disse.


A diretora Cláudia Simone Brenha Simões completou dizendo que todos os trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano estarão em uma exposição que será organizada pela Escola, com data prevista para 7 de dezembro. “Dessa forma nós valorizamos nossos alunos e os pais também podem conferir as atividades feitas pelos filhos”, explicou.



A Música e a Arte como forma de expressão

Por meio da música a escola trabalha a diversidade sonora e cultural e, com as artes visuais, possibilita que as crianças se expressem em diferentes estilos e técnicas a partir da observação e apreciação de obras de arte de diferentes artistas, para que possam ter seu próprio estilo e dar vazão ao seu processo criativo. Esse é um dos eixos propostos no projeto Fazer Em Cantos, que visa a autonomia das crianças.

SEMANA DA CRIANÇA MOVIMENTA ESCOLAS MUNICIPAIS

A semana da criança está movimentando as Escolas Municipais de Araçatuba. Atividades variadas estão sendo realizadas com os alunos nesse período. Na EMEB Maria Aparecida Pimentel Ferraz os professores, juntamente com a direção da Escola, organizaram desde a última semana várias atividades especiais com os pequenos, entre elas confecção de brinquedos recicláveis feitos com caixa de leite, além de jogos interativos.


Hoje (13), os alunos tiveram uma festinha com cachorro-quente, bolo e refrigerante, em uma parceira entre a escola e o pai de dois alunos. Amanhã (14), as crianças participarão de uma gincana organizada pela equipe de recreação. Os alunos ainda receberam uma sacolinha com doces e pipoca, entregue pelas recreacionistas.




A secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira afirma que o mais importante é ver a alegria no rosto das crianças ao participarem de uma semana tão divertida. “As crianças ficam muito felizes e quando elas estão felizes nós também estamos, pois esse é o objetivo do nosso trabalho, proporcionar momentos inesquecíveis, além de garantir um ensino de qualidade”, disse Beatriz.



Entrega de livros

Na segunda-feira (18), os alunos da EMEB Maria Aparecida Pimentel Ferraz estarão recebendo livros de literatura infantil comprados pelo Governo Municipal, que serão entregues em comemoração à semana da criança. Na ocasião, os alunos também receberão algodão-doce e brincarão com os brinquedos alugados pela Prefeitura, entre eles piscina de bolinha, cama elástica e pula-pula.