A campanha para arrecadação de água mineral promovida pelo Rotary Club Alvorada e Governo Municipal resultou em 10.131,5 litros, que serão encaminhados à região serrana do estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia 31. A mobilização envolveu todas as 19 secretarias municipais, mais o Gabinete do prefeito Cido Sério, e contou com o apoio do Departamento de Água e Esgoto de Arçatuba (DAEA), de cidadãos e das seguintes empresas: Supermercado Rondon, CETA (Centro de Ensino e Tecnologia de Araçatuba), Farmácia Descontão e Café Dom Fernando.
Do total de litros doados, foram 331 galões de 20 litros, 24 galões de 5 litros, 2.115 garrafas de 1,5 litros e 264 garrafas de 500 ml, que serão encaminhados à região serrana do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (31). O transporte será feito pelos Correios, que estão auxiliando as vítimas das enchentes com o recebimento de donativos em suas agências, com a cessão de caminhões para o transporte de donativos e com a disponibilização da unidade de treinamento da empresa para alojar desabrigados e para depósito de mantimentos. O prefeito Cido Sério recebeu ligação telefônica do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, de quem foi informado da realização deste trabalho.
Os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Cordeiro, entre outros, conhecidos por belezas naturais e pela rica arquitetura ligada à história do Brasil, foram assolados por enchentes e deslizamentos de terra. De acordo com a Polícia Civil do estado, o número de mortos já soma 842 e o de desaparecidos 470, segundo o PIV (Programa de Identificação de Vítimas) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram atualizados nesta sexta-feira (28).
O prefeito Cido Sério destaca o papel fundamental dos funcionários na campanha. “De prontidão todos atenderam. Em menos de uma semana nós arrecadamos toda esta água, que vai ajudar a diminuir o sofrimento dos nossos irmãos do Rio de Janeiro. Araçatuba, acima de tudo, é uma cidade solidária e olha o humano de forma diferenciada, com carinho e atenção, que é o que realmente importa”, destaca o prefeito. Os 10.131,5 litros de água mineral foram levados, na tarde desta sexta-feira (28), para um depósito dos Correios de Araçatuba.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
MAIS DE 10 MIL LITROS DE ÁGUA ARRECADADOS!
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
MATRÍCULAS PARA O BALÉ ENCERRAM DIA 28
O Governo Municipal informa que as inscrições para o Balé Municipal 2011 podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (28). As Escolas Municipais Egles Gabas, no bairro Vista, Fausto Perri, no Alvorada e CEMFICA do bairro TV ainda disponibilizam vagas. As vagas já foram preenchidas para a sala de balé da Casa de Cultura Adelino Brandão, onde fica a sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
O Balé Municipal foi ampliado e descentralizado, oferecendo possibilidades antes distantes para alunos de outras regiões de Araçatuba, além do Centro. “Nas regiões periféricas a procura por uma atividade como essa é intensa, então achamos melhor levar o balé a bairros mais distantes, para atender a essas demandas”, destaca o secretário de Cultura, Hélio Consolaro.
Para muitos alunos o acesso às aulas de balé era algo distante de sua realidade. Hoje, além de oferecer toda a estrutura, o Governo Municipal também se responsabiliza pelos uniformes, adereços e cenário utilizados nas apresentações. O objetivo proposto no início de 2010 foi alcançado e atualmente o projeto atende cerca de 400 jovens e crianças com aulas de balé clássico e jazz.
Para a pequena bailarina Gabriela de Andrade Teles Liboredo, 7, que participa do projeto, ter aulas de balé é muito bom. “Eu gosto das aulas. Aqui é perto de casa e minha mãe pode me trazer e buscar”, disse a aluna, moradora da zona norte. Para a dona de casa Jandira Gonçalves de 63 anos, que tem as netas Bruna e Bárbara Alli, ambas de 12 anos e matriculadas no balé municipal, além das aulas serem de graça a família não precisa se preocupar com o uniforme. “Antes gastávamos muito com os uniformes das meninas e hoje não. Isso ajuda na despesa lá de casa”, disse a avó.
MATRÍCULAS
As matrículas podem ser realizadas na secretaria das escolas e basta os pais ou responsável levarem uma cópia da certidão de nascimento da criança, do comprovante de residência e do comprovante de renda.
Locais de Inscrição
- Secretaria da Escola Municipal Egles Gabas de Carvalho - Rua Joana Favarin Jorge, 161 Fone: (18) 3624-5200 (Horário: 12h às 17h)
- Secretaria da Escola Municipal Fausto Perri - Rua Conselheiro Crispiniano, 550 – Alvorada Fone: (18) 3625-7733 (Horário: 8h30 ás 15h)
- Secretaria do CEMFICA TV - Rua: Prof João Evangelista Costa, 1296 (18) 3608-7572 (Horário: 8h ás 11h).
NOVO BENEFÍCIO AOS ALUNOS DA EJA É APROVADO
O Governo Municipal antecipou na noite de sexta-feira (21) o novo benefício que os mais de 500 alunos já matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão no início do ano letivo. Um jantar foi servido na Escola Municipal Anna dos Santos Barros, no Jardim Pinheiros, com cardápio equivalente ao que será servido em todos os intervalos das aulas, a partir de 7 de fevereiro.
O prefeito Cido Sério, secretários e os vereadores Cido Saraiva, Durvalina Garcia e Rivael Papinha recepcionaram alunos novos e alguns dos que continuarão o aprendizado em 2011 para saborear arroz, macarronese, estrogonofe de frango e salada de repolho, além de suco e melancia, de sobremesa. A aprovação foi geral, especialmente pelo tempero, com pouco sal, conforme indicações nutricionais. Uma das alunas brincou: “vou até trazer meu marido e minha mãe para estudar”. O jantar foi preparado por funcionárias do Serviço de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Educação e da empresa ERJ Administração e Restaurantes de Empresas Ltda.
O professor Marcos Francisco Alves, diretor do Departamento de Educação Complementar da Secretaria coordenou o evento, com equipe de professores da EJA. “Foi uma oportunidade de os convidados e alunos conhecerem como será esse novo benefício. Muitos deles chegam do trabalho, se arrumam e não têm tempo de se alimentar, antes de ir à escola. Certamente será uma contribuição de grande importância e que reitera o compromisso do prefeito Cido Sério com a qualidade de vida das pessoas”.
Alves revela que mais de 500 matrículas já foram feitas para a EJA em 2011, considerando os alunos que passaram para o Termo 2 (3ª e 4ª séries) e os que ingressarão no Termo 1, correspondente à 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. “É importante destacar que o Município é responsável somente pela EJA de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, enquanto o Estado responde pela EJA de 5ª à 8ª série. A nossa expectativa é fechar 2011 com 750 alunos, porque muitas matrículas são feitas a partir do início das aulas. Nós encerramos 2010 com 560”.
Educação é um dos principais compromissos do prefeito Cido Sério. “A oportunidade dada à criança e ao jovem, na escola, é o melhor caminho para a construção da cidadania e da pessoa de bem. E tem que ser com oportunidades iguais para todos e com investimentos nos melhores produtos e serviços. Assim fizemos com o kit escolar, a merenda, além de doarmos um livro para os 15 mil alunos da Rede de Ensino. Com a EJA não é diferente. Os alunos também recebem o kit e, a partir de agora, uma merenda digna de quem está determinado a reconstruir a própria história, escrevendo-a. Nós precisamos acabar com o analfabetismo no Brasil e em Araçatuba. EJA representa passos fundamentais e todos devem divulgar aos amigos e parentes. Como diz dona Gildete Gomes: EJA é como tirar uma venda dos olhos”.
Inscrições abertas para Ensino Fundamental
• Termo I (1ª e 2ª séries)
• Termo II (3ª e 4ª séries)
Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na Rua São Paulo, 728, Vila Mendonça, ou qualquer Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB). Para efetuar a matrícula é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. As pessoas que não tiverem documento devem apresentar esse comprovante.
As inscrições continuarão abertas durante o mês de fevereiro.
As aulas acontecerão em dois horários: no período da tarde, das 13 às 17 horas, e no período da noite, das 18h30 às 22 horas. O início está marcado para o dia 7 de fevereiro.
Escolas municipais e outros locais com EJA
• EMEB Anna dos Santos Barros • Jardim Pinheiros
• EMEB Francisca de Arruda Fernandes • Jardim Santana
• EMEB Lauro Bittencourt • Jardim Primavera
• EMEB Fausto Perri • Jardim Alvorada
• EMEB Hélia Pinholi Mungo • Bairro Morada dos Nobres
• EMEB Maria de Freitas Souza • Bairro Vilela
• EMEB José Herculano de Araújo Ordine • Bairro São Rafael
• EMEB José Machado Neto • Jardim São José
• EMEB Selma Maria Trevelin de Jesus • Engenheiro Taveira
• Igreja Ágape
• Associação AMA
• CR (Centro de Ressocialização)
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
CEMFICA TV OFERECE ATIVIDADES NAS FÉRIAS
O Centro Municipal de Formação da Criança e do Adolescente (CEMFICA) do Jardim TV realiza durante o período de férias escolares atividades nos períodos da manhã e da tarde, com os alunos. A programação fica por conta do Núcleo de Apoio à Família, que promove palestras, jogos e atividades recreativas com crianças de 6 a 14 anos. O horário de funcionamento é das 8 às 11 horas e das 13 às 15h30. Elas podem frequentar nos dois períodos.
De acordo com a diretora Patrícia Fernandes da Silva, o objetivo é oferecer atividades para os alunos enquanto os pais trabalham. “Durante as férias nós resolvemos manter o CEMFICA TV aberto, para que as crianças não fiquem na rua ou em casa sozinhas. Nesse período elas realizam atividades e se divertem muito. Por dia, nós recebemos aproximadamente 100 crianças”, explicou Patrícia.
Matrículas
O CEMFICA oferece diversas atividades profissionalizantes e recreativas para os alunos da Rede Municipal de Ensino, nos contraturnos das aulas. A unidade oferece ainda oficinas de horticultura, jardinagem e aulas de balé. As matrículas podem ser feitas na própria secretaria até o mês de fevereiro, das 8h às 11h. É necessário levar uma cópia da certidão de nascimento, carteira de vacinação da criança e uma declaração da escola.
PROJETO FAZER EM CANTOS SUPERA EXPECTATIVAS
O Projeto Fazer Em Cantos, implantado pela Secretaria Municipal de Educação superou as expectativas. “Esse projeto é maravilhoso, alcançou resultados muito significativos, pois desenvolve as habilidades e a autonomia das crianças. Estamos estudando a possibilidade de implantá-lo em outras escolas de Educação Infantil”, explica a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.
Fazer Em Cantos foi implantado nas escolas municipais Alice Couto de Morais, Joanita Galvão Sampaio, Mariana Guedes Tibagy e Maria Aparecida Pimentel Ferraz. O objetivo é trabalhar com diversas atividades lúdicas que desenvolvem a criatividade dos alunos. Entre elas estão a organização dos espaços, os cantos de aprendizagem e faz de conta, a confecção do mascote, a parede de azulejos, entre outros recursos que estimulam a criatividade.
Recursos
Cantos de aprendizagem
Esses cantos estão organizados com diversos materiais: móbiles e cortinas confeccionados pelas crianças, espelhos, painéis na altura dos alunos, fotos das atividades, camarim, blocos de construção, livros e brinquedos apropriados à faixa etária, além de objetos de vida prática, oportunizando o jogo simbólico e a linguagem do faz de conta.
Mascote
A confecção do mascote é um momento muito especial para as crianças, pois elas determinam o formato, o tamanho, a cor, a textura, o nome, se ele será um animal ou uma pessoa e, com a ajuda da professora, cada turma faz o seu. Todas as crianças têm a oportunidade de levá-lo para casa no final de semana, se comprometendo em cuidar dele. Os pais ficam responsáveis por fazer um registro contando como foi a experiência.
Destaque em Cuba
O Projeto Fazer Em Cantos será apresentado em evento internacional de Pedagogia em Cuba, neste mês de janeiro. Ele é resultado de um trabalho acadêmico da aluna Rosana Moraes de Sousa, do 4º semestre do curso de Pedagogia da Fundação Educacional Araçatuba (FEA).
Ela conta que conheceu o Fazer Em Cantos por meio de um estágio em escola municipal e o interesse surgiu porque o projeto trabalha a autonomia da criança, sendo o professor um mediador no processo de construção do conhecimento. “Partiu do meu anseio, enquanto cidadã, de divulgar o trabalho enriquecedor que a nossa cidade está fazendo no âmbito educacional”, diz Rosana. Ela também apresentará o trabalho "Inteligência não tem cor".
GOVERNO AMPLIA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO RODRIGUES
O Governo Municipal iniciou mais uma reforma e ampliação de unidade escolar da Rede Municipal de Ensino. Desta vez, a Escola Antônio Rodrigues Martins Neto, no bairro Lago Azul, está recebendo um investimento de R$ 580 mil. O prefeito Cido Sério, acompanhado de moradores de bairros da Zona Sul, do vereador Rivael Papinha (PSB), do presidente da Câmara Cido Saraiva (PMDB) e de secretários de governo, esteve na escola na última terça-feira(11) para acompanhar a obra.
O recurso, do orçamento próprio do município, está sendo aplicado na construção de cinco salas de aula, um sanitário, dois quiosques, vestiário e sanitário para a quadra poliesportiva e reforma do sanitário já existente para adequações quanto às normas de acessibilidade. A escola funciona em tempo integral, atendendo 150 alunos. A diretora Lídia Mônica Soares Fornari participou do encontro e falou sobre as obras. “Nossa escola ficará ainda melhor para servir à comunidade e principalmente nossos alunos”, disse.
Para o presidente da Associação Amigos do Bairro Lago Azul, Nilson Marques da Silva, a escola é um local importante para todo o bairro, por isso a ampliação é fundamental. “A diretora Lídia dá muito apoio para todas as atividades realizadas com a comunidade do bairro, seja com as crianças, jovens, adultos ou idosos. Agradeço o apoio de sempre e parabenizo o prefeito Cido Sério por ter colocado a Educação como uma prioridade”, disse.
O prefeito Cido Sério destacou que a prioridade de seu governo é a valorização do ser humano. “Nós temos a Educação em primeiro lugar no nosso governo por que investir no futuro é extremamente importante. E é preciso dar oportunidade às nossas crianças, criando novos espaços de aprendizado, de convívio, para que elas possam desenvolver seus talentos tanto quanto os alunos de escolas particulares”, enfatizou o prefeito municipal.
Melhorar as estruturas das unidades escolares é valorizar os profissionais da educação e os alunos, pois a garantia de boas condições de trabalho reflete em melhor qualidade no ensino, além de tornar a escola ainda mais agradável. Investir em Educação é valorizar o ser humano e este é o principal objetivo da administração.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
ESTUDANTES APRESENTAM PROJETO NA BIENAL DO RJ
Projeto de pesquisa de dois estudantes de Araçatuba está entre os cinco selecionados do Estado de São Paulo para ser apresentado na 7ª Bienal da Une, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 23 de janeiro. “Alternativas para a Geração de Energia em Pequenas Propriedades Rurais em Araçatuba” será apresentado pelos estudantes Andrea Meiado Chiarione e Marcelo Ricardo da Silva, que frequentam o 6º semestre do curso de Biocombustíveis da FATEC de Araçatuba. Os seis dias de evento terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca.
O projeto consiste em reutilizar o óleo de cozinha usado em frituras para produzir biodiesel e abastecer geradores das propriedades rurais. “É um modelo para implantar um sistema de micro geração e micro cogeração de energia com equipamento movido a Biodiesel em residências localizadas em área rural sem abastecimento de energia elétrica”, explica Andréa. Os alunos foram orientados pelo professor doutor Giuliano Pierre Estevam.
A reciclagem de gorduras e óleos residuais de origem orgânica através da fabricação de biodiesel possui vantagens, pois é uma maneira de proteger o meio ambiente do descarte inadequado desse material altamente poluente e de diminuir as despesas dos municípios com a manutenção das galerias de esgoto decorrente de entupimentos provocados por acúmulo de resíduos em tubulações, entre outros benefícios.
Para Marcelo, a fabricação do biocombustível também vem de encontro com a necessidade de energia elétrica enfrentada por famílias que vivem no campo. “Atividades agropecuárias necessitam de combustível, do bombeamento de água para irrigação ao preparo do solo ou transporte, e esse biocombustível poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais”, explicou.
Para produção do trabalho foram coletados dados em 31 estabelecimentos do ramo alimentício em Araçatuba com o intuito de verificar quantos litros de óleos e gorduras residuais são utilizados e qual o destino dado a esse material. Na cidade existem 236 estabelecimentos cadastrados no sindicato de hotéis, bares e similares. “Se multiplicarmos 236 por 102,46 (média da quantidade de óleo residual da tabela anterior) podemos estimar que esses estabelecimentos produzam em torno de 24.180,56 litros de óleos residuais mensalmente. Dessa forma, esse material que não teria mais utilidade poderá se transformar em biocombustível e gerar energia e lucro para os produtores rurais”, finalizou Andrea.
ARAÇATUBA TERÁ 1ª FEIRA DE CIÊNCIA
O Governo Cido Sério e Carlos Hernandes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está preparando a 1ª Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação de Araçatuba e Região, evento inédito na cidade que será realizado no mês de outubro deste ano. Com esta iniciativa a Prefeitura reafirma o compromisso de implementar uma política voltada à divulgação, ampliação e desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação em Araçatuba, que é um anseio de muitos anos dos profissionais da área.
Representantes do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba (INAPE) - Gustavo Moretti, Amadeu Zanon, Nadir Storti, João Luis Pascoal e Jorge Nery e o representante da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araçatuba, Profº Dr. Roelf Cruz Rizzolo reuniram-se com a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira e a diretora do Departamento de Educação e Ensino, Ana Cláudia Vasconcelos, para iniciar a organização da Semana e elaborar um planejamento de eventos Científicos que mobilizem Araçatuba e região.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
BALÉ MUNICIPAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
As aulas de balé, mantidas pelo Governo Municipal e oferecidas pelas secretarias de Cultura e Educação, proporcionaram oportunidade para 350 crianças aprenderem a dança clássica no ano passado em quatro espaços: Casa de Cultura Adelino Brandão, Escola Municipal Fausto Perri, Cemfica do Jardim TV e Escola Municipal Egles Gabas.
Até 2009, o balé atendia apenas 120 crianças. As aulas são gratuitas e os alunos ganham um kit com colan, meia-calça e sapatilhas. O mesmo aconteceu com os adereços, figurinos e cenário para os três dias das apresentações do espetáculo “O Quebra Nozes” (Tchaikowsky) que ocorreram de 13 a 15 de dezembro. As inscrições para o Balé Municipal 2011 poderão ser feitas de 10 a 28 de janeiro, sendo aceitas crianças a partir de 5 anos de idade.
LOCAIS DE INSCRIÇÃO
- Secretaria da Escola Municipal Egles Gabas de Carvalho - Rua Joana Favarin Jorge, 161 Fone: (18) 3624-5200
- Secretaria da Escola Municipal Fausto Perri - Rua Conselheiro Crispiniano, 550 – Alvorada Fone: (18) 3625-7733
- Secretaria do CEMFICA TV - Rua: Prof João Evangelista Costa, 1296 (18) 3608-7572
- Secretaria de Cultura - Rua Anita Garibaldi, 75-Centro – Fone: (18) 3636-1270
Para efetivar a inscrição, pais ou responsáveis deverão comparecer no momento da matrícula com os seguintes documentos: xerox da certidão de nascimento, xerox do comprovante de endereço, xerox do comprovante de renda (as pessoas que não tiverem holerite podem apresentar uma declaração informando a renda familiar).
As vagas estão disponíveis para todas as quatro salas de balé, porém o número de vagas da Casa de Cultura Adelino Brandão (Secretaria de Cultura) é reduzida.
Serviço: Balé Municipal 2011
Inscrições: 10 a 28 de janeiro
Informações: (18) 3636-1270 (Vanessa)
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
CONQUISTAS E PARCERIAS MARCARAM A EDUCAÇÃO
2010 foi um ano excelente para a Educação em Araçatuba. Vários projetos foram colocados em prática e muitas conquistas alcançadas. O ano também ficou marcado pelas grandes parcerias com empresas e secretarias municipais.
Conquistas
A formação do Programa “Ler e Escrever”, para os coordenadores pedagógicos e os grupos de estudos organizados pela equipe de coordenadoras da Secretaria, com especial atenção à formação dos educadores adjuntos de creches, professores de berçário e professores dos primeiros anos, que nunca tiveram essa atenção especial podem ser destacados. Outra ação de grande importância foi a entrega do kit de material escolar de qualidade a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Além disso, as 15000 crianças receberam um livro para o acervo pessoal.
Outras conquistas devem ser destacadas, como inaugurações, reformas e aparelhamento de escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O Governo Cido Sério e Carlos Hernandes empreendeu mais uma ação relacionada à construção da cidade educadora, à valorização dos servidores municipais e à modernização dos processos de aprendizagem: distribuição de mais de 500 notebooks na Rede Municipal de Ensino.
Parcerias
Em 2010, a Secretaria Municipal de Educação formou várias parcerias importantes, que resultaram em grandes ações. Entre elas estão:
• Programa “Ler e Escrever” e fornecimento de material didático e para formação continuada de gestores (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
• Ações conjuntas em prol da cidadania e resgate de crianças em situação de risco (Secretaria Municipal de Assistência Social)
• Conferência Infantil pelo Meio Ambiente (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade)
Outra parceria de sucesso foi com a Nestlé, por meio do Programa Nutrir Faz Bem Cuidar. Consciente da importância de contribuir para a construção de um planeta sustentável, a Nestlé lançou o Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, que tem esses objetivos: promover a sustentabilidade socioambiental, disseminando em escolas públicas conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, com foco na preservação da água. Esse projeto foi implementado nas escolas de Educação Infantil no segundo semestre de 2010.
Projetos
Fazer Em Cantos - O projeto tem por objetivo repensar a concepção de criança e de educação infantil, a organização dos espaços das unidades escolares e as práticas pedagógicas atreladas à teoria. Ele cria condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade.
Amigos do Zippy - Pesquisas revelam a grande necessidade das escolas desenvolverem conteúdos que proporcionem não só aprendizagem cognitiva, como também o desenvolvimento das habilidades e do “aprender a ser e conviver. Portanto, torna-se um desafio e um compromisso educar crianças e jovens numa perspectiva de “humanização”.
Os currículos escolares devem constar conteúdos e ações que contribuam para a solidariedade, sensibilização, respeito às diferenças, criticidade e autonomia. O Programa Amigos do Zippy vem ao encontro de uma formação que favoreça o desenvolvimento da saúde emocional e, consequentemente, o fortalecimento do “aprender a ser”, pois tem como principal objetivo desenvolver habilidades emocionais e sociais em crianças, possibilitando a promoção da saúde emocional.
Seu conceito chave é: “Se crianças pequenas puderem aprender a lidar com suas dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta”. A implantação deste programa demonstra um grande avanço na qualidade da educação do sistema municipal de ensino.
Essa parceria foi realizada com a ASEC (Associação pela Saúde Emocional das Crianças).
Inovação Curricular - a promoção de um ensino que visa o desenvolvimento de currículos que fortaleçam a autonomia, as relações intra e interpessoais e o espírito pesquisador é o que impulsionou a realização deste projeto. Ele proporciona a reflexão de que o conhecimento é uma construção coletiva e que é nas relações, no diálogo, nas trocas de experiências e na valorização das diferentes vozes que a aprendizagem acontece. Valoriza os educandos, reconhecendo-os como sujeitos ativos que participam e intervêm no que acontece ao seu redor, oportunizando que experimentem, descubram, investiguem e deduzam. São processos importantes na construção da autonomia.
GOVERNO INICIA REFORMA DE ESCOLA DO SÃO JOSÉ
O Governo Municipal iniciou a reforma e ampliação de mais uma unidade escolar. Após a conclusão de várias obras nas escolas municipais, entre elas nas unidades Hélia Pinholi Mungo (Morada dos Nobres), Professora Ana Maria Néri Landre (Traitú), Francisca de Arruda Campos (Santana) e Camila Tomashinsky (Vila Industrial), foi iniciada uma ampla reforma da José Machado Neto, no bairro São José.
O investimento é de R$ 553.615,34 e está sendo aplicado na construção de salas de aula e lavanderia, construção de vestiário e sanitário próximos à quadra da escola, construção de arquibancada e reforma nas instalações elétricas. O recurso é do orçamento da Secretaria Municipal de Educação (SME).
De acordo com a diretora da José Machado Neto, Tânia Ribeiro Vicente Sobrinho, a reforma eliminará grandes dificuldades hoje enfrentadas pela equipe da escola e também pelos alunos. “O principal problema é com relação às salas de aula. Com novas salas, poderemos abrir mais vagas e contemplar mais famílias dos bairros vizinhos, sem falar nas que virão para esta região com as casas do Minha Casa, Minha Vida”, diz a diretora. Ela explica que a construção do vestiário e sanitários para a quadra também fará muita diferença. “Com as novas instalações os alunos aproveitarão mais os momentos de lazer”, afirma Tânia, que é diretora há 10 anos nesta unidade.
A Escola Municipal José Machado Neto possui atualmente 437 alunos, com idades entre 6 e 11 anos. Há cinco anos formou um coral infantil que é destaque na Rede Municipal de Ensino, sendo que esta atividade levantou a autoestima dos alunos, da escola, e melhorou o rendimento nas salas de aula. A unidade também recebeu instalações de câmeras de segurança e foi sede para uma das treze plenárias do Orçamento Participativo, realizadas neste ano.
Educação é uma das principais prioridades do Governo Municipal. Melhorar as estruturas das unidades escolares é valorizar os profissionais da educação e os alunos, pois a garantia de boas condições de trabalho reflete em melhor qualidade no ensino, além de tornar a escola ainda mais agradável. Investir em Educação é valorizar o ser humano e este é o principal objetivo da administração.
EDUCAÇÃO FAZ BALANÇO POSITIVO EM 2010
A Secretaria Municipal de Educação (SME) define 2010 como um ano positivo em vários aspectos. Parcerias com empresas e secretarias, alto índice no IDEB, recuperação da infraestrutura das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e projetos de incentivo à leitura estão dentre os destaques.
De acordo com a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira, “2010 foi um ano de muitas conquistas e isso pode ser percebido nos próprios mecanismos de gestão das políticas públicas que resolvemos implementar. É um processo articulado de planejamento, avaliação e ação. Tudo isso compôs um quadro sólido que possibilitou traçar metas mais claras e realizar intervenções efetivas nos encaminhamentos das ações nas escolas”.
Um dos avanços mais significativos foi em relação ao número do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Muitas mudanças são percebidas em números dos indicadores oficiais. Como já citamos ao longo deste ano, das 24 escolas municipais que tiveram índices divulgados em 2009, onze superaram consideravelmente a projeção para este mesmo ano. Muitas delas tiveram seus índices melhorados em até 21%, o que é um grande avanço. Algumas superaram até mesmo o índice projetado para 2011”, explica a secretária.
Para a diretora do Departamento de Educação Ana Cláudia Vasconcelos, as escolas também merecem destaque. “Na Educação Infantil, as mudanças foram extremamente significativas. Nós mudamos o perfil das comunidades envolvidas. As escolas não se constituem apenas de espaços para o desenvolvimento do “cuidar”, mas também do “educar” e do “brincar”, amparados pelas mais modernas estruturas organizacionais de gestão de escolas para crianças de zero a cinco anos”.
A união entre as gestões da Secretaria de Educação e das escolas foi uma referência para o bom funcionamento da educação em Araçatuba, a partir do envolvimento dos profissionais de orientação pedagógica, supervisão, setor administrativo, dos diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares. Um dos desdobramentos desta articulação é a implementação de vasto processo de formação do profissional da educação. “Investimos muito em capacitação, desde seminários, encontros e eventos externos, como os grupos de estudos, que envolveram centenas de professores do nosso sistema”, completa Ana Cláudia.
A secretária de Educação destaca as expectativas para o próximo ano. “Elas estão sempre voltadas para a melhoria da qualidade do ensino. Isso requer planejamento, organização e um novo olhar para a gestão educacional. Estamos investindo muito neste tripé”, finaliza Beatriz Soares Nogueira.