segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CONQUISTAS E PARCERIAS MARCARAM A EDUCAÇÃO

2010 foi um ano excelente para a Educação em Araçatuba. Vários projetos foram colocados em prática e muitas conquistas alcançadas. O ano também ficou marcado pelas grandes parcerias com empresas e secretarias municipais.

Conquistas

A formação do Programa “Ler e Escrever”, para os coordenadores pedagógicos e os grupos de estudos organizados pela equipe de coordenadoras da Secretaria, com especial atenção à formação dos educadores adjuntos de creches, professores de berçário e professores dos primeiros anos, que nunca tiveram essa atenção especial podem ser destacados. Outra ação de grande importância foi a entrega do kit de material escolar de qualidade a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Além disso, as 15000 crianças receberam um livro para o acervo pessoal.

Outras conquistas devem ser destacadas, como inaugurações, reformas e aparelhamento de escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O Governo Cido Sério e Carlos Hernandes empreendeu mais uma ação relacionada à construção da cidade educadora, à valorização dos servidores municipais e à modernização dos processos de aprendizagem: distribuição de mais de 500 notebooks na Rede Municipal de Ensino.

Parcerias

Em 2010, a Secretaria Municipal de Educação formou várias parcerias importantes, que resultaram em grandes ações. Entre elas estão:
• Programa “Ler e Escrever” e fornecimento de material didático e para formação continuada de gestores (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
• Ações conjuntas em prol da cidadania e resgate de crianças em situação de risco (Secretaria Municipal de Assistência Social)
• Conferência Infantil pelo Meio Ambiente (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade)

Outra parceria de sucesso foi com a Nestlé, por meio do Programa Nutrir Faz Bem Cuidar. Consciente da importância de contribuir para a construção de um planeta sustentável, a Nestlé lançou o Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, que tem esses objetivos: promover a sustentabilidade socioambiental, disseminando em escolas públicas conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, com foco na preservação da água. Esse projeto foi implementado nas escolas de Educação Infantil no segundo semestre de 2010.

Projetos

Fazer Em Cantos - O projeto tem por objetivo repensar a concepção de criança e de educação infantil, a organização dos espaços das unidades escolares e as práticas pedagógicas atreladas à teoria. Ele cria condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade.

Amigos do Zippy - Pesquisas revelam a grande necessidade das escolas desenvolverem conteúdos que proporcionem não só aprendizagem cognitiva, como também o desenvolvimento das habilidades e do “aprender a ser e conviver. Portanto, torna-se um desafio e um compromisso educar crianças e jovens numa perspectiva de “humanização”.
Os currículos escolares devem constar conteúdos e ações que contribuam para a solidariedade, sensibilização, respeito às diferenças, criticidade e autonomia. O Programa Amigos do Zippy vem ao encontro de uma formação que favoreça o desenvolvimento da saúde emocional e, consequentemente, o fortalecimento do “aprender a ser”, pois tem como principal objetivo desenvolver habilidades emocionais e sociais em crianças, possibilitando a promoção da saúde emocional.
Seu conceito chave é: “Se crianças pequenas puderem aprender a lidar com suas dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta”. A implantação deste programa demonstra um grande avanço na qualidade da educação do sistema municipal de ensino.
Essa parceria foi realizada com a ASEC (Associação pela Saúde Emocional das Crianças).

Inovação Curricular - a promoção de um ensino que visa o desenvolvimento de currículos que fortaleçam a autonomia, as relações intra e interpessoais e o espírito pesquisador é o que impulsionou a realização deste projeto. Ele proporciona a reflexão de que o conhecimento é uma construção coletiva e que é nas relações, no diálogo, nas trocas de experiências e na valorização das diferentes vozes que a aprendizagem acontece. Valoriza os educandos, reconhecendo-os como sujeitos ativos que participam e intervêm no que acontece ao seu redor, oportunizando que experimentem, descubram, investiguem e deduzam. São processos importantes na construção da autonomia.

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