terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PROJETO FAZER EM CANTOS SUPERA EXPECTATIVAS

O Projeto Fazer Em Cantos, implantado pela Secretaria Municipal de Educação superou as expectativas. “Esse projeto é maravilhoso, alcançou resultados muito significativos, pois desenvolve as habilidades e a autonomia das crianças. Estamos estudando a possibilidade de implantá-lo em outras escolas de Educação Infantil”, explica a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.

Fazer Em Cantos foi implantado nas escolas municipais Alice Couto de Morais, Joanita Galvão Sampaio, Mariana Guedes Tibagy e Maria Aparecida Pimentel Ferraz. O objetivo é trabalhar com diversas atividades lúdicas que desenvolvem a criatividade dos alunos. Entre elas estão a organização dos espaços, os cantos de aprendizagem e faz de conta, a confecção do mascote, a parede de azulejos, entre outros recursos que estimulam a criatividade.

Recursos

Cantos de aprendizagem
Esses cantos estão organizados com diversos materiais: móbiles e cortinas confeccionados pelas crianças, espelhos, painéis na altura dos alunos, fotos das atividades, camarim, blocos de construção, livros e brinquedos apropriados à faixa etária, além de objetos de vida prática, oportunizando o jogo simbólico e a linguagem do faz de conta.


Mascote
A confecção do mascote é um momento muito especial para as crianças, pois elas determinam o formato, o tamanho, a cor, a textura, o nome, se ele será um animal ou uma pessoa e, com a ajuda da professora, cada turma faz o seu. Todas as crianças têm a oportunidade de levá-lo para casa no final de semana, se comprometendo em cuidar dele. Os pais ficam responsáveis por fazer um registro contando como foi a experiência.


Destaque em Cuba

O Projeto Fazer Em Cantos será apresentado em evento internacional de Pedagogia em Cuba, neste mês de janeiro. Ele é resultado de um trabalho acadêmico da aluna Rosana Moraes de Sousa, do 4º semestre do curso de Pedagogia da Fundação Educacional Araçatuba (FEA).

Ela conta que conheceu o Fazer Em Cantos por meio de um estágio em escola municipal e o interesse surgiu porque o projeto trabalha a autonomia da criança, sendo o professor um mediador no processo de construção do conhecimento. “Partiu do meu anseio, enquanto cidadã, de divulgar o trabalho enriquecedor que a nossa cidade está fazendo no âmbito educacional”, diz Rosana. Ela também apresentará o trabalho "Inteligência não tem cor".

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