quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ESTUDANTES APRESENTAM PROJETO NA BIENAL DO RJ

Projeto de pesquisa de dois estudantes de Araçatuba está entre os cinco selecionados do Estado de São Paulo para ser apresentado na 7ª Bienal da Une, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 23 de janeiro. “Alternativas para a Geração de Energia em Pequenas Propriedades Rurais em Araçatuba” será apresentado pelos estudantes Andrea Meiado Chiarione e Marcelo Ricardo da Silva, que frequentam o 6º semestre do curso de Biocombustíveis da FATEC de Araçatuba. Os seis dias de evento terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca.

O projeto consiste em reutilizar o óleo de cozinha usado em frituras para produzir biodiesel e abastecer geradores das propriedades rurais. “É um modelo para implantar um sistema de micro geração e micro cogeração de energia com equipamento movido a Biodiesel em residências localizadas em área rural sem abastecimento de energia elétrica”, explica Andréa. Os alunos foram orientados pelo professor doutor Giuliano Pierre Estevam.

A reciclagem de gorduras e óleos residuais de origem orgânica através da fabricação de biodiesel possui vantagens, pois é uma maneira de proteger o meio ambiente do descarte inadequado desse material altamente poluente e de diminuir as despesas dos municípios com a manutenção das galerias de esgoto decorrente de entupimentos provocados por acúmulo de resíduos em tubulações, entre outros benefícios.

Para Marcelo, a fabricação do biocombustível também vem de encontro com a necessidade de energia elétrica enfrentada por famílias que vivem no campo. “Atividades agropecuárias necessitam de combustível, do bombeamento de água para irrigação ao preparo do solo ou transporte, e esse biocombustível poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais”, explicou.

Para produção do trabalho foram coletados dados em 31 estabelecimentos do ramo alimentício em Araçatuba com o intuito de verificar quantos litros de óleos e gorduras residuais são utilizados e qual o destino dado a esse material. Na cidade existem 236 estabelecimentos cadastrados no sindicato de hotéis, bares e similares. “Se multiplicarmos 236 por 102,46 (média da quantidade de óleo residual da tabela anterior) podemos estimar que esses estabelecimentos produzam em torno de 24.180,56 litros de óleos residuais mensalmente. Dessa forma, esse material que não teria mais utilidade poderá se transformar em biocombustível e gerar energia e lucro para os produtores rurais”, finalizou Andrea.

ARAÇATUBA TERÁ 1ª FEIRA DE CIÊNCIA

O Governo Cido Sério e Carlos Hernandes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está preparando a 1ª Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação de Araçatuba e Região, evento inédito na cidade que será realizado no mês de outubro deste ano. Com esta iniciativa a Prefeitura reafirma o compromisso de implementar uma política voltada à divulgação, ampliação e desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação em Araçatuba, que é um anseio de muitos anos dos profissionais da área.

Representantes do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba (INAPE) - Gustavo Moretti, Amadeu Zanon, Nadir Storti, João Luis Pascoal e Jorge Nery e o representante da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araçatuba, Profº Dr. Roelf Cruz Rizzolo reuniram-se com a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira e a diretora do Departamento de Educação e Ensino, Ana Cláudia Vasconcelos, para iniciar a organização da Semana e elaborar um planejamento de eventos Científicos que mobilizem Araçatuba e região.

0 comentários: