segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO FAZ BALANÇO POSITIVO EM 2010

A Secretaria Municipal de Educação (SME) define 2010 como um ano positivo em vários aspectos. Parcerias com empresas e secretarias, alto índice no IDEB, recuperação da infraestrutura das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e projetos de incentivo à leitura estão dentre os destaques.

De acordo com a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira, “2010 foi um ano de muitas conquistas e isso pode ser percebido nos próprios mecanismos de gestão das políticas públicas que resolvemos implementar. É um processo articulado de planejamento, avaliação e ação. Tudo isso compôs um quadro sólido que possibilitou traçar metas mais claras e realizar intervenções efetivas nos encaminhamentos das ações nas escolas”.

Um dos avanços mais significativos foi em relação ao número do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Muitas mudanças são percebidas em números dos indicadores oficiais. Como já citamos ao longo deste ano, das 24 escolas municipais que tiveram índices divulgados em 2009, onze superaram consideravelmente a projeção para este mesmo ano. Muitas delas tiveram seus índices melhorados em até 21%, o que é um grande avanço. Algumas superaram até mesmo o índice projetado para 2011”, explica a secretária.

Para a diretora do Departamento de Educação Ana Cláudia Vasconcelos, as escolas também merecem destaque. “Na Educação Infantil, as mudanças foram extremamente significativas. Nós mudamos o perfil das comunidades envolvidas. As escolas não se constituem apenas de espaços para o desenvolvimento do “cuidar”, mas também do “educar” e do “brincar”, amparados pelas mais modernas estruturas organizacionais de gestão de escolas para crianças de zero a cinco anos”.

A união entre as gestões da Secretaria de Educação e das escolas foi uma referência para o bom funcionamento da educação em Araçatuba, a partir do envolvimento dos profissionais de orientação pedagógica, supervisão, setor administrativo, dos diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares. Um dos desdobramentos desta articulação é a implementação de vasto processo de formação do profissional da educação. “Investimos muito em capacitação, desde seminários, encontros e eventos externos, como os grupos de estudos, que envolveram centenas de professores do nosso sistema”, completa Ana Cláudia.

A secretária de Educação destaca as expectativas para o próximo ano. “Elas estão sempre voltadas para a melhoria da qualidade do ensino. Isso requer planejamento, organização e um novo olhar para a gestão educacional. Estamos investindo muito neste tripé”, finaliza Beatriz Soares Nogueira.

0 comentários: