quinta-feira, 14 de abril de 2011

ACESSIBILIDADE: ESCOLAS PASSAM POR ADAPTAÇÕES

Nove unidades escolares da Rede Municipal de Ensino foram contempladas pelo Programa Escola Acessível, do Governo Federal, e receberam recursos para atender às normas de acessibilidade. As adaptações já começaram e cada escola recebeu o valor de R$ 8 mil.


Para receber o recurso, as escolas encaminharam um projeto para o Programa e nove unidades foram contempladas com a verba extra para executar as obras de acessibilidade. Os trabalhos já iniciam nas Escolas Municipais Egles Gabas de Carvalho, Fausto Perri, Cristiano Olsen, José Machado Neto, Carmélia Mello Fonseca, Maria de Freitas Souza, Joaquim Dibo, José Herculano de Araújo de Araújo Odini e Francisca de Arruda Fernandes.

PROGRAMA

O objetivo do Programa Escola Acessível é promover as condições de acessibilidade nas escolas das redes públicas por meio de ações de apoio aos sistemas de ensino, eliminando barreiras físicas e pedagógicas. Assim, garante-se o acesso e a participação dos alunos da Educação Especial, permitindo maior comunicação e colocando as informações que a escola dispõe ao alcance de todos.

Ele também disponibiliza apoio técnico e financeiro para a realização de projetos arquitetônicos de acessibilidade nas escolas públicas, contemplando a construção de rampas, instalação de corrimãos, adaptação de sanitários, alargamento de portas e demais vias de acesso, colocação de sinalização visual, tátil e sonora, além de recursos de tecnologia assistiva e mobiliários acessíveis.

0 comentários: