segunda-feira, 18 de abril de 2011

BANDA LARGA É IMPLANTADA EM ESCOLAS INFANTIS

Em breve, as Escolas Municipais de Educação Infantil estarão todas conectadas à internet, por meio de tecnologias que propiciem qualidade e velocidade, melhorando ainda mais os serviços da Rede Municipal de Ensino. Com o Programa Banda Larga nas Escolas, lançado em 2008 pelo Governo Federal, operadoras de telefonia fixa autorizadas estão instalando infraestrutura de rede para suporte à internet de alta velocidade em todos os municípios brasileiros.

Em Araçatuba, as escolas Alice Couto de Moraes (Paraíso), Jacinto Guilherme de Moura (Pedro Perri), Professora Mariana Guedes Tibagy (Lago Azul) e Professora Neyde Simão da Matta (Claudionor Cinti) já estão com o serviço implantado. Muitas outras unidades já receberam técnicos da Telefônica, responsável pela instalação, e outras estão com o trabalho em andamento. A gestão do Programa é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

Além de agilizar procedimentos administrativos e melhorar os trabalhos na secretaria escolar, os professores também terão a internet como um grande suporte pedagógico, iniciando as crianças de até cinco anos ao universo online. O Governo Municipal distribuiu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), mais de 500 notebooks para a rede. Deste total, cada uma das 33 escolas de educação infantil recebeu 13 equipamentos, somando 429. O investimento foi de aproximadamente R$ 870 mil.

De acordo com a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, “esse é um projeto de modernização da Secretaria previsto no Programa de Governo do prefeito Cido Sério e do vice Carlos Hernandes e que dá continuidade à A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública). O foco é sustentabilidade, com destaque para economia de papel, agilidade e desburocratização. Desta forma, os professores terão maior tempo para as crianças, contribuindo ainda mais para construção de cidadãos com oportunidades iguais, com maiores estímulos à integração e à criatividade. Outro fator positivo é a valorização dos servidores municipais”.

Para a diretora da Escola Alice Couto de Moraes, Carmem Silvia Bressan da Rocha Soares, a banda larga garantiu um salto de qualidade nos serviços da secretaria. “Nossa internet era discada e alguns serviços tinham que ser feitos em casa, pois a conexão não sustentava os programas que utilizamos na escola”, destaca. De acordo com Carmem, a intenção é estender o benefício para os alunos. “A facilidade que a internet promove nas pesquisas sem dúvidas ampliará o leque de possibilidades para nossos alunos e professores”, diz.

Já a diretora da Escola Professora Mariana Guedes Tibagy, Cláudia Simone Brenha Simões, a internet banda larga melhorou um dos principais programas desenvolvidos na unidade. “Os 170 alunos da nossa escola participam do Fazer em Cantos e o ritmo e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos sem dúvidas melhorou. As pesquisas são diariamente ampliadas e os professores têm a possibilidade de aprender mais”, enfatiza.

Implantar a banda larga nas escolas é garantir oportunidades para todas as crianças de se familiarizarem com a rede mundial de computadores, para que possam absorver o melhor conteúdo. Com pesquisas constantes, os professores se atualizam e desenvolvem atividades que potencializam a alfabetização, a formação cultural e a comunicação, ampliando os horizontes das crianças.

0 comentários: