quarta-feira, 27 de abril de 2011

ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DE PALESTRA NO SENAC

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de palestra que tratou do tema “Pessoa com deficiência: Inclusão e Mercado de Trabalho”, realizada no auditório no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O palestrante, professor mestre João Roberto Franco, falou sobre as dificuldades e exigências necessárias para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A atividade foi oferecida pelo Programa Rede Social, do SENAC.


“Existem empresas que encaram a lei de cotas com responsabilidade, se preocupam com a qualificação dos profissionais com deficiência, proporcionam a capacitação profissional com o objetivo de integrar essa mão de obra à empresa e não apenas para cumprir a lei de cotas”, destacou o professor. O aluno Odair José Gobbi, que tem síndrome de Down e frequenta as aulas da EJA, falou aos presentes sobre sua participação no curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo, oferecido pelo Instituto Federal Campus Birigui em parceria com o Governo Municipal, e contou que está muito feliz e entusiasmado com a oportunidade.


PROGRAMA

O Programa Rede Social tem como objetivo reunir e organizar pessoas e instituições de forma igualitária e democrática na implementação de projetos. Para a realização desse processo, a metodologia propõe que os grupos se orientem por objetivos comuns, busquem resultados nas ações e mantenham relações de confiança, praticando o diálogo e compartilhando estratégias na defesa de suas causas e na promoção de suas comunidades.

CURSO PROFISSIONALIZANTE

A parceria entre o Governo Municipal e o Instituto Federal Campus Birigui faz parte do PROEJA FIC 2011 - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada. Representa uma possibilidade de aliar elevação de escolaridade com formação profissional, o que é fator de motivação para os jovens e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos do primeiro termo.

Os cursos oferecidos são para Auxiliar Administrativo, Auxiliar Eletricista e Auxiliar em Manutenção de Computadores e Instalação Física de Redes. Todos são gratuitos e tem duração de dois anos. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, sendo que eventualmente acontecem atividades programadas aos sábados pela manhã, além de uma atividade científica que será realizada todos os semestres.

0 comentários: