quarta-feira, 20 de abril de 2011

GOVERNO AMPLIA PROJETO FAZER EM CANTOS

Uma nova visão de educação, mais envolvente, interativa e focada em despertar múltiplas capacidades. Esse é o projeto Fazer em Cantos, criado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que tem como objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Com resultados que superaram as expectativas após seu primeiro ano de implantação (foi reconhecido no Congresso Internacional de Educação realizado em Cuba), o Fazer em Cantos está sendo expandido para novas unidades escolares.


Com 33 unidades escolares de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, a SME lançou o projeto como piloto em quatro escolas municipais: Joanita Galvão Sampaio (Ezequiel Barbosa), Maria Aparecida Pimentel Ferraz (Jardim Rosele), Professora Maria Guedes Tibagy (Jardim Lago Azul) e Alice Couto de Moraes (Paraíso). Neste ano, mais sete unidades desenvolverão o Fazer em Cantos: Professora Ana Maria Néri Landre (José Saran), Cláudio Evangelista Teixeira (Alvorada), Deodato Isique (Abílio Mendes), Professor Enoy Chaves da Costa Leone (Panorama), Professora Ermelinda Geralda da Silva Soga (Elias Andraus), Maria Helena de Freitas Carli (Vista Verde) e Professora Suzana Echelon Ortiz (Jardim Presidente). A intenção é levar o Fazer em Cantos para todas as escolas de Educação Infantil.


O projeto consiste em organizar espaços nas escolas com diversos materiais, decorando os cantos com móbiles e cortinas confeccionadas pelas crianças, painéis, espelhos, fotos das atividades realizadas, blocos de construção, livros e brinquedos apropriados à faixa etária. É um ambiente preparado para educar desenvolvendo o lúdico, ampliando a imaginação, criatividade e a rica fantasia da infância. Também possui camarim para a preparação de apresentações artísticas, com fantoches utilizados em teatros, fazendo da linguagem do faz de conta um poderoso instrumento pedagógico.


“É um projeto maravilhoso e após um ano de sua implantação percebemos a autonomia que as crianças desenvolveram, por isso resolvemos iniciá-lo nas outras escolas. Um ponto importante que é abordado é a capacidade das crianças de aprenderem brincando, pois elas desenvolvem suas capacidades, além de se tornarem mais criativas”, destaca a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira.


De acordo com a diretora da escola Maria Helena de Freitas Carli, Eliana Hatsue Terence, o lúdico tem ocupado espaço especial na educação. “Nós educadores precisamos ter um olhar diferente sobre a Educação Infantil e entender que a linguagem do faz de conta, do brincar, é um meio de transmitir informações e gerar conhecimento”, diz. A diretora da escola Deodato Isique, Teresa Massarini, diz que a promoção da autonomia das crianças é uma das principais características do Fazer em Cantos. “Percebemos que elas ficam mais questionadoras. O projeto tem essa capacidade de trabalhar a autonomia e a liberdade das crianças, destaca.

VISITA TÉCNICA


As diretoras e coordenadoras das 11 escolas onde o projeto é desenvolvido visitaram a Creche Carochinha da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, que serviu de inspiração para o projeto. De acordo com a secretária Beatriz, a visita é fundamental para que as profissionais conheçam a origem do Fazer em Cantos. “Conhecer a Carochinha é fundamental por que é um excelente exemplo que serviu de inspiração para nosso projeto”, diz. As professoras também farão a visita. Cada escola que recebe o projeto a partir deste ano está organizando o seu canto de aprendizagem e todas as 11 unidades estão preparando a mascote das salas de aula, que está sendo escolhida pelos alunos.

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